Buscando sugestões para:


Inovação

Fiat lança Doblò elétrico na Europa

Novo Doblò elétrico lançado na Europa tem motor de 100 kW e bateria de 50kW/h, que garante cerca de 280 km de autonomia. Há também versões a diesel e a gasolina

2 minutos, 45 segundos de leitura

22/06/2022

Por: Aline Feltrin, do Estradão

Novo comercial leve tem motor de 100 kW e bateria de 50 kWh, que garante cerca de 280 km de autonomia. Há também versões a diesel e a gasolina. Foto: Divulgação Fiat

A FIAT acaba de dar mais um passo rumo à eletrificação de seus veículos. A marca da Stellantis acaba de apresentar na Europa o novo E-Doblò elétrico. Esse é o seu terceiro comercial leve eletrificado da Fiat. Os primeiros foram o E-Ducato e o E-Scudo. Assim, o E-Doblò chega como uma das versões da nova linha Doblò vendida no mercado europeu.

Segundo a fabricante italiana, o objetivo é que até 2024 todos os novos modelos vendidos na Europa sejam elétricos. O E-Ducato tem motor de 100 kW e bateria de 50kW/h. O torque equivale a 26,5 mkgf. De acordo com a marca, a autonomia supera os 280 km.

Além disso, dá para repor 80% das baterias em 30 minutos, no caso de carregadores rápidos. Portanto, o modelo será destinado sobretudo ao uso urbano. Conforme a Fiat, o E-Doblò pode chegar a 130 km/h.

Furgão e van

Seja como for, as versões elétricas e com motor a combustão do novo Doblò estão disponíveis em duas configurações. Ou seja, furgão de carga e van de passageiros com até oito lugares. Aliás, há motor a diesel e a gasolina.

No caso do modelo elétrico, o furgão conta com carga útil de até 800 kg e baú de 4,4m³. Por sua vez, o Doblò com motor a combustão tem 1.000 kg de capacidade de carga.

Segundo a Fiat, a versão a versão de entrada tem motor 1.5 a diesel que gera 100 cv de potência e transmissão manual. Há ainda uma opção com 130 cv com transmissão manual ou automática de oito velocidades. Da mesma forma, a marca oferece motor 1.2 a gasolina de 110 cv.

Carga mágica

Segundo a Fiat, o novo Doblò conta com o conceito batizado de “magic cargo” (carga mágica). Ou seja, é um recurso que permite aumentar em até 0,5 mo espaço para carga. Também dá para levar objetos compridos, como escadas.

Isso é possível ao se levantar o banco do lado do passageiro. Bem como utilizando o compartimento inferior para transportar caixas e objetos frágeis. Uma mesa de bandeja rotativa permite transformar a cabine do Doblò em escritório móvel.

Mais conforto e segurança

De acordo com informações da FIAT, o conforto foi o foco durante o desenvolvimento do novo modelo. Por isso, o Doblò tem isolamento acústico mais caprichado, de modo a reduzir ruídos na cabine. Além disso, o time de engenharia fez novos ajustes na direção e suspensão.

Entre os equipamentos, o novo Doblò traz retrovisor interno com câmera e alerta de ponto cego, por exemplo. No E-Doblò, dá para utilizar tomadas de energia para ligar o baú frigorífico ou ferramentas elétricas.

Doblò elétrico no Brasil

No Brasil, o Doblò saiu de cena em 2021. Ou seja, depois de 20 anos de produção. A marca não informou se pretende oferecer a versão elétrica no mercado brasileiro.

Vale lembrar que o Doblò 2023 é gêmeo do Citroën Berlingo e do Peugeot Partner. As três marcas fazem parte do mesmo grupo. Essa estratégia é adotada também no Brasil. Aqui, a Peugeot acaba de lançar o Partner Rapid. Ou seja, o clone do Fiat Fiorino.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login