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Ford Transit automática, chassi e elétrica vão ser lançadas na Fenatran 2022

Por: Aline Feltrin, do Estradão . 09/11/2022

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Ford Transit automática, chassi e elétrica vão ser lançadas na Fenatran 2022

Lançada há pouco mais de um ano no Brasil, nova geração da Ford Transit ganhar mais versões, que vão ser lançadas na Fenatran 2022

4 minutos, 29 segundos de leitura

09/11/2022

Por: Aline Feltrin, do Estradão

Na versão minibus, há opções de 17+1 e de 14+1 passageiros. Crédito: Divulgação Ford


A  Ford está lançando novas opções da Transit no Brasil. Os destaques são o câmbio automático, para a van e o furgão, e a versão chassi. As novidades são os destaques da marca na Fenatran 2022. O maior salão do setor de transporte da América Latina começa nesta segunda-feira, 7, no Expo São Paulo, na zona sul da capital paulista. Além disso, a Ford vai mostrar, pela primeira vez ao público, a E-Transit 100% elétrica. Bem como a a linha de picapes Ranger.

De acordo com a Ford, a Transit automática estreia no Brasil no primeiro semestre de 2023. Assim como as demais opções da linha, que também vão ser mostradas na Fenatran, a novidade é feita no Uruguai. Ou seja, o público vai poder ver de perto toda a linha Transit. Atualmente, há as versões minibus, com 14+1 e 17+1 ocupantes, e furgão, com área de carga de 12,4 m³. A vidrada é ideal para implementadoras.

Segundo a Ford, a transmissão automática da Transit tem 10 velocidades. Além disso, o motor, para todas as versões, é o 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.500 rpm e 41,3 mkgf de torque às 1.750 rpm. A tração é sempre na traseira. Seja como for, a Ford não revelou os preços.

Caixa automática de 10 velocidades tem, segundo a Ford, sistema inteligente de trocas de marcha

Foco no consumo de diesel

Conforme a Ford, a transmissão automática conta com sistema adaptativo de mudança em tempo real. Assim, a caixa seleciona a marcha mais adequada conforme a condição de direção. Como resultado, isso melhora o desempenho e reduz o consumo de combustível, de acordo com a fabricante.

Assim como as demais versões, a Transit automática tem sistema start&stop. Ou seja, a tecnologia que desliga e religa automaticamente o motor em paradas, como as em semáforos. De acordo com a Ford, trata-se do primeiro modelo do segmento à venda no Brasil com esse sistema.

Transit chassi

Versão chassi representa 40% das vendas totais desse tipo de veículo no Brasil, segundo a Ford

Além disso, a Ford aposta no segmento de chassi. De acordo com a marca, esse tipo de modelo responde por 40% das vendas de comerciais leves no Brasil. Assim, a empresa lança no País duas configurações desse modelo. A de entrada tem peso bruto total (PBT) de  3.500 kg. Portanto, pode ser guiada por motoristas com carteira de habilitação de categoria B. A outra tem PBT de 4.700 kg.

Conforme a marca, a Transit chassi pode receber vários tipos de implemento. Entre os exemplos estão guincho-plataforma, ambulância, carga seca e até de transporte de animais. Conforme a empresa, isso é resultado da boa capacidade de carga, que vai de 1.400 kg a 2.600 kg. Além disso, essas opções também podem ter o sistema de conectividade da marca.

Outros destaques são os controles eletrônico de estabilidade e tração. Bem como controle adaptativo de carga, sistemas anticapotamento e de estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa. Da mesma forma, há direção com assistência elétrica e volante multifuncional. Ar-condicionado e multimídia com tela de 8 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay também estão disponíveis.

Versão 100% elétrica

Versão 100% elétrica da Ford Transit é feita na Turquia e chega em 2023; Fotos: Ford

Diferentemente das versões com motor a combustão, a Ford E-Transit é feita na Turquia. Conforme a marca, a demanda por veículos elétricos de transporte de carga ainda é baixo no Brasil. Portanto, por ora não há planos de produção desse tipo de modelo na região. Seja como for, a Ford não pretende vender a E-Transit em sua rede de concessionárias.

Outro destaque da Ford na Fenatran é a E-Transit. A marca acaba de confirmar a venda da versão furgão do modelo 100% elétrico no Brasil. Porém, ainda não há informações sobre preços. Segundo a marca, inicialmente o modelo está sendo testado por clientes. O objetivo é avaliar o comportamento em operações reais.

Programa de testes

De acordo com a marca, o modelo vai ser oferecido por meio de um programa focado em grandes frotistas. Assim, vai ser possível, inclusive, avaliar padrões de recarga de eletricidade. Seja como for, a empresa informa que o modelo tem baterias de íons de lítio de 68 kWh. Assim, a autonomia pode chegar a 317 km, dependendo do tipo de uso.

Assim como é praxe em veículos elétricos, a E-Transit tem sistema de regeneração de energia. Ou seja, em desacelerações, frenagens e aclives, o movimento das rodas atua como em um dínamo. Portanto, toda vez que o motorista tira o pé do acelerador e o modelo continua rodando, o dispositivo produz eletricidade que será enviada às baterias.

Além disso, a recarga completa pode ser feita em cerca de 35 minutos. Porém, esse tempo é em pontos de carregamento rápido, de 115 kWh. Em tomadas convencionais, de até 11 kW, repor de 20% a 80% das baterias requer cerca de 8 horas. As baterias ficam sob o assoalho. Assim, contribuem com a estabilidade e não reduzem a capacidade volumétrica da van.

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