Geotab usa inteligência de dados para tornar frotas mais sustentáveis | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Geotab usa inteligência de dados para tornar frotas mais sustentáveis

Por: Geotab, com Estadão Blue Studio . 28/09/2023
Inovação

Geotab usa inteligência de dados para tornar frotas mais sustentáveis

Líder em soluções de transporte conectado, companhia oferece plataformas que ajudam a reduzir o impacto ambiental

4 minutos, 20 segundos de leitura

28/09/2023

Por: Geotab, com Estadão Blue Studio

Geotab fornece soluções de telemática para mais de47 mil clientes em 165 países. Foto: Getty Images

Fundamental para o avanço das economias e essencial para asentregas de praticamente tudo o que é consumido no mundo, osetor de transportes tem o desafio de se tornar mais sustentável e reduzir as emissões de carbono. E é por meio da inteligência de dados aplicada a frotas que a Geotab se tornou uma importante aliada do setor.

Líder global em soluções de transporte conectado, a Geotab fornece soluções de telemática – entre elas rastreamento de veículos – para mais de 47 mil clientes em 165 países, entre eles o Brasil. Por meio da análise dos dados, é possível traçar uma estratégia sustentável para a frota de uma companhia, implementando rotas otimizadas para entregas e serviços, reduzindo não só o tempo como também a quantidade de quilômetros rodados e combustível – o que traz economia e também menor pegada ambiental, com a redução de CO2 produzido em uma viagem. Com os relatórios em mãos, é possível fazer um gerenciamento mais inteligente e eficaz, além de investir nos veículos mais eficientes e adequados para o trabalho – sejam eles em tamanho ou tecnologia.

Comprometido em reduzir seu impacto ambiental, o setor de transportes vem investindo na eletrificação de suas frotas – uma tendência que veio para ficar. Na última década, houve um aumento significativo na adoção de veículos elétricos (VEs) em todo o mundo – e no Brasil não foi diferente. Em 2022, o setor atingiu a marca de 100 mil VEs comercializados no País, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). E o investimento nessa frota, aliado à inteligência de dados, pode trazer um enorme ganho às companhias e também à sociedade como um todo. Com apoio da Geotab, as empresas podem decidir com maior embasamento sobre como integrar os veículos elétricos à sua frota – dado que ainda não há padrões oficiais de informações sobre os VEs, o que torna o desafio mais complexo.

“As frotas desempenham um papel significativo na mudança para veículos elétricos e transportes limpos, e a inteligência de dados é essencial para embasar os planos de sustentabilidade, medir o progresso e ampliar a descarbonização. Na Geotab, oferecemos suporte para essa transição, atendendo mais de 300 marcas e modelos de VEs, ajudando os gerentes a tomarem decisões estratégicas e eficientes”, afirma Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab para o Brasil.

A análise de alcance de veículos elétricos feita pela Geotab tem como base mais de três milhões de viagens. Por meio de ferramentas de dados, é possível analisar a autonomia de veículos e ter informações sobre a interação de temperatura, velocidade e autonomia – com acompanhamento em tempo real.

Além disso, é possível ter acesso à porcentagem de carga da bateria e ao status de carregamento, por exemplo, além de poder analisar outros indicadores de acordo com a necessidade operacional das empresas. A companhia também oferece suporte de transição para frota de VEs.

A avaliação baseia-se nos dados de performance de veículos elétricos do mundo real e, juntamente com os dados operacionais da frota atual da empresa, oferece recomendações que simplificam o processo de transição. A ferramenta da Geotab também analisa o custo total de propriedade e revela a possível economia de custos de uma mudança para VEs na frota.

Além disso, o estudo Greening the Fleet, da Geotab, revela que 54% dos gestores de frota estão abraçando VEs, impulsionados por reduções no consumo de combustível, na manutenção dos veículos e nas emissões de CO2.

Surpreendentemente, 69% dos respondentes afirmaram que os dados ajudaram a cortar custos operacionais no último ano.

No Brasil, desde novembro de 2021, a Geotab fornece à No Carbon (empresa do grupo JBS especializada em locação de veículos comerciais 100% elétricos) uma ferramenta capaz deacompanhar dados e métricas relevantes sobre as operações diárias de seus VEs. O sistema garante o monitoramento do estado da bateria e do motor, informa quais veículos estão em carregamento e quais precisam de mais carga, e ajuda a traçar rotas mais efetivas.

A solução ainda fornece a localização do veículo, informações sobre o comportamento do motorista (aceleração ou frenagem brusca, uso do cinto de segurança, entre outros) e envia alertas sobre pontos de atenção. Com esses dados, relatórios necessários para as tomadas de decisão da companhia são alimentados em tempo real, garantindo mais eficiência e agilidade às operações.

Conectada a mais de 3,7 milhões de veículos e gerando mais de 55 bilhões de pontos de dados por dia para clientes e parceiros em todo o planeta, a Geotab vem fornecendo insights poderosos na tomada de decisões de gestores, garantindo não só redução de custos e aumento de produtividade, como também um trabalho mais eficiente com apoio de inteligência de dados, voltado para frotas mais seguras e um planeta mais sustentável.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login