Holanda inaugura primeiro centro europeu de testes para trem super-rápido | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Holanda inaugura primeiro centro europeu de testes para trem super-rápido

Por: Redação Mobilidade . 09/04/2024
Inovação

Holanda inaugura primeiro centro europeu de testes para trem super-rápido

Centro Europeu de Hyperloop (EHC) pretende impulsionar desenvolvimento de transporte super-rápido em todo continente

2 minutos, 28 segundos de leitura

09/04/2024

Por: Redação Mobilidade

Holanda inaugura centro de teste para hyperloop
Com o centro especializado, empreendimento espera avançar com o desenvolvimento de trens super-rápidos na Europa. Foto: Divulgação/Hardt Hyperloop

O Centro Europeu de Hyperloop (EHC) concluiu a construção da infraestrutura na província de Groningen, na Holanda. A instalação com um tubo de testes hyperloop de 420 metros deve iniciar os primeiros testes nas próximas semanas, segundo anúncio da empresa fundadora Hardt Hyperloop.

Os trens super-rápidos do modelo hyperloop funcionam a partir de um sistema de gasoduto de ultravelocidade. Esse tipo de estrutura usa tubos a vácuo para transportar os vagões em alta velocidade. Assim como os trens maglev, os vagões se locomovem acima dos trilhos sob tração magnética, sem tocar no solo.

Leia também: China terá trem mais rápido do mundo, com velocidade de 1.000 km/h

A infraestrutura de teste do centro foi projetada para representar condições do mundo real. Para os testes, o centro estará aberto para organizações convidadas de todo o continente. Os tubos de ensaio ainda contam com a inclusão de um switch full lane, um recurso de mudança de faixa “essencial para a realização de redes hyperloop”, afirma a companhia.

“Esta infraestrutura permite-nos demonstrar as tecnologias essenciais, como a levitação magnética, a propulsão, a estabilização e até a mudança de faixa, a velocidades até 100 km/h”, explica Marinus van der Meijs, cofundador e diretor de tecnologia e engenharia da Hardt Hyperloop.

Conforme divulgado pela Hardt, mais de 50 empresas estiveram envolvidas na realização da infraestrutura na Holanda. Os tubos hyperloop possuem componentes desenvolvidos pela POSCO (KR), em colaboração com a Tata Steel (NL). A estrutura foi montado em tubos hyperloop pré-fabricados pela empreiteira Mercon (NL) e instalados pela empresa de infraestrutura Denys (BE).

O projeto ainda conta com a parceria de várias empresas de tecnologia hyperloop, institutos de pesquisa e o Governo Holandês. O centro também tem apoio financeiro da Comissão Europeia (Acelerador EIC) e da Província de Groningen (Samenwerkingsverband Noord Nederland).

Centro de testagem na Holanda

O Centro Europeu de Hyperloop também faz parte de um Cluster Europeu de Infraestrutura de Pesquisa, juntamente com uma instalação de teste de hyperloop na Suíça. O DemoTube tem 120 metros, desenvolvidos pela empresa de hyperloop EuroTube. De acordo com a Hardt, a combinação dos resultados de ambas as instalações de teste do hyperloop deve acelerar o desenvolvimento do hyperloop na Europa.

A Itália também iniciou recentemente um estudo de viabilidade sobre uma rota piloto de hiperloop no País. Fora da Europa, a Índia tem preparado um projeto piloto de hyperloop para iniciar em 2026. A nível continental, a Comissão Europeia propôs incluir o hyperloop na sua política RTE-T com o apoio do Parlamento Europeu. Essa política tem como objetivo melhorar a conectividade entre os Estados-Membros europeus.

Leia também: Itália inicia projeto para construir trem super-rápido entre Veneza e Pádua

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login