Honda estreia sua moto elétrica nas pistas de motocross com bons resultados
Honda participou, pela primeira vez, de uma competição oficial com uma moto elétrica; protótipo CR Electric largou em quinto lugar e terminou uma corrida na segunda colocação
2 minutos, 45 segundos de leitura
30/10/2023
Em mais um passo em direção à neutralidade de carbono, a Honda estreou uma moto elétrica de motocross neste último final de semana. O protótipo CR Electric participou da oitava etapa do Campeonato Japonês de Motocross, em Saitama, no Japão. Trata-se da primeira participação da fabricante japonesa com uma moto elétrica em uma competição oficial.
Guiada pelo piloto norte-americano, Trey Canard, a Honda CR elétrica surpreendeu com seu bom desempenho nas pistas de motocross. Nos treinos de sábado, o protótipo elétrico off-road da Honda, provou ser rápido nas duas sessões da principal categoria.
No primeiro treino oficial, Canard cravou o segundo tempo mais rápido da sessão ao guidão da máquina número 41. Ficou atrás apenas no multicampeão e líder do campeonato Jay Wilson. Já na corrida de classificação, o piloto norte-americano cruzou a linha de chegada em quinto. Dessa forma, encerrou o dia de estreia a Honda CR elétrica com bons resultados e um quinto lugar no grid.
“Estou muito feliz por termos conseguido fazer uma estreia competitiva com o protótipo Honda CR Electric sem problemas. Também vimos que a moto elétrica tem um bom desempenho. É a primeira grande competição da Honda com uma máquina elétrica, por isso estamos muito satisfeitos ao trazer essa nova iniciativa da marca para o cenário mundial”, declarou o gerente geral da Honda Racing Corporation, Taichi Honda.
Moto elétrica da Honda larga na frente
No domingo, aconteceu a primeira corrida do novo protótipo da Honda. Já na primeira bateria, Trey Canard largou forte, estabelecendo um ritmo e cruzando a linha em segundo lugar com a Honda CR elétrica. Para ter uma ideia do potencial da moto, a máquina de motocross elétrica da Honda ficou a apenas 0,7s da volta mais rápida da prova.
Na segunda bateria, Canard novamente começou bem, mas uma queda precoce o tirou da corrida. Voltando para a terceira bateria, Canard aproveitou ao máximo o torque elétrico instantâneo da Honda e novamente largou forte, assumindo a liderança na saída da primeira curva. Na realidade, Canard e moto elétrica de motocross da Honda largou na frente em duas das três baterias.
Contudo, quando estava prestes a conquistar a primeira vitória da moto elétrica de motocross da Honda, Canard caiu faltando nas primeiras voltas e também não terminou a prova.
“Este fim de semana foi definitivamente um grande desafio para mim, mas foi uma grande corrida para o nosso desenvolvimento. Cada vez que estive na pista melhoramos a moto elétrica. Em alguns trechos da pista, o desempenho da moto elétrica foi impressionante, o que deixou entusiasmado com o futuro desta moto”, afirmou o veterano piloto Trey Canard.
No entanto, segundo a Honda, com a oportunidade proporcionada pelas corridas para aprender, desenvolver e provar o protótipo da máquina no calor da batalha pela primeira vez, foi uma estreia bem sucedida e encorajadora para o protótipo de uma moto elétrica de motocross.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários