Honda lança scooter elétrica dobrável que cabe no porta-malas do carro; conheça

Scooter elétrica compacta da Honda chega a 24 km/h e tem autonomia para cerca de 20 quilômetros. Foto: Divulgação/Honda
Arthur Caldeira
15/09/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 33 segundos

A Honda apresentou uma nova scooter elétrica dobrável nos Estados Unidos. Batizada de Motocompacto, a e-scooter tem 74 cm de comprimento, 53,5 cm de largura e somente 9,4 cm de largura, quando dobrada. Com 18,7 kg, a scooter elétrica cabe no porta-malas de um carro ou pode ser transportada como uma mala de viagem.

Dotada de um motor elétrico de 490W na roda dianteira, a Motocompacto surge como uma opção de mobilidade urbana de última milha. Alimentada por uma bateria de 6,8 Ah, a nova scooter elétrica da Honda chega a apenas 24 km/h e tem autonomia para 19 quilômetros. Em suma, trata-se de uma scooter para curtos deslocamentos urbanos.  

A Motocompacto pode ser totalmente carregada em apenas 3,5 horas, tanto dobrada quanto na configuração pronta para uso, usando uma tomada comum de 110 V. Dobrável, a scooter elétrica transforma-se facilmente em seu próprio estojo de transporte. De acordo com a Honda a Motocompacto é leve fácil de transportar em um veículo ou no transporte público.

Honda já teve scooter dobrável

Embora pareça inovadora, a Motocompacto não é a primeira scooter dobrável da Honda. Na década de 1980, a fabricante japonesa criou a Motocompo, também dobrável e que cabia dentro do porta-malas do hatch Honda City.

Mas, diferentemente da nova versão, a Motocompo original, produzida de 1981 a 1983, tinha motor de 49 cc dois tempos, produzindo 2,5 cv de potência. A antiga Motocompo, porém, pesava 45 kg com tanque cheio, mais que o dobro da nova scooter elétrica da Honda.

A nova Motocompacto chega às lojas a partir de novembro com preço sugerido de US$ 995, ou cerca de R$ 4.850. A scooter elétrica dobrável da Honda, contudo, estará disponível apenas no site motocompacto.honda.com ou nos revendedores Honda e Acura dos Estados Unidos.