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Designer do McLaren P1 cria moto conceito que se adapta ao piloto

Por: Arthur Caldeira . 28/02/2024
Mobilidade para quê?

Designer do McLaren P1 cria moto conceito que se adapta ao piloto

FSD 59, primeira moto desenhada por Frank Stephenson, também criador das linhas atuais de Mini e Fiat 500, foi mostrada no Salão de Genebra

1 minuto, 56 segundos de leitura

28/02/2024

Por: Arthur Caldeira

Moto conceito de Frank Stephenson
Além da motorização elétrica, moto conceito traz inovador ajuste aerodinâmico do para-brisa e um HUD no lugar do painel. Fotos: Divulgação/FS Design

Um dos grandes designers de automóveis da era moderna, Frank Stephenson tem trações clássicos na proporção, mas com um olhar no futuro. Responsável pelo design dos famosos McLaren P1 e MP4-12C, além da reestilização do Mini e do Fiat 500, Stephenson apresentou sua primeira moto. Batizada de FSD 59, a moto conceito combina tecnologia avançada, elementos de design radicais, mas sem abrir mão da funcionalidade.

Exposta no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, que acontece nesta semana, na Suíça, a FSD 59 mostra a visão e criatividade de Frank Stephenson. De acordo com o estúdio, o design da FSD 59 resultou de um processo criativo que testou diferentes arquiteturas. Porém, sempre envolvendo tecnologias sustentáveis, oriundas de motos elétricas e a hidrogênio.

A equipe de design teve como objetivo criar uma moto que pudesse se adaptar a diferentes estilos de pilotagem, como esportivas, cruisers e até nakeds. Para conseguir isso, incorporaram elementos de personalização e adaptabilidade, como guidões, pedais e assentos ajustáveis. A moto é leve e ágil, sem ser muito agressiva nem comprometer o conforto e a segurança.

Moto conceito de Frank Stephenson pode virar realidade

A FSD 59 não é apenas uma moto conceito, mas um protótipo realista que tem aplicações para o mundo real. Oferece a possibilidade de usar um motor elétrico de alto desempenho e eficiência, ajudada por um design aerodinâmico que minimiza o arrasto e maximiza a velocidade.

A moto também tem uma plataforma monocoque e a carenagem monobloco, ou seja, em uma única peça. O para-brisa contra com ajuste dinâmico do ângulo de inclinação e não há painel. As informações aparecem num HUD habilitado para Realidade Aumentada (AR).

De acordo com o estúdio que leva o nome do designer, a moto foi projetada para atender às diversas necessidades dos pilotos. Sseja para passear pelas estradas de uma serra ou para um fim de semana na pista.

“Nossa equipe tem trabalhado duro nos bastidores para apresentar isso ao mundo e estamos muito entusiasmados em compartilhá-lo. Estamos ansiosos para anunciar mais novidades sobre isso no futuro .”, afirmou Frank Stephenson, fundador e diretor criativo da Frank Stephenson Design.

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