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Inmetro muda ranking dos carros elétricos com mais autonomia

Por: Mário Sérgio Venditti . 12/07/2023

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Inovação

Inmetro muda ranking dos carros elétricos com mais autonomia

Veja como ficou a lista dos veículos com maior alcance com carga completa da bateria, depois da redução média de 30% imposta pelo órgão

5 minutos, 31 segundos de leitura

12/07/2023

Por: Mário Sérgio Venditti

Autonomia do BMW iX xDrive 50 diminuiu 16,2% depois da recente decisão do Inmetro. Foto: Divulgação BMW

Uma decisão do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) de janeiro – e oficializada com a portaria publicada em maio – mexeu substancialmente com as autonomias dos veículos elétricos vendidos no Brasil.

Como parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, a medida do Inmetro reduziu, em média, 30% dos números anunciados pelas fabricantes. As marcas anteriores levavam em conta padrões internacionais de medição, como o europeu WLTP (sigla em inglês de Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos), que privilegia percursos urbanos, e o EPA (Agência de Proteção Ambiental), mais usado pelos norte-americanos e que considera, principalmente, rotas longas.

O Inmetro considerou que os dois métodos empregados pelas fabricantes estavam distantes da realidade do usuário brasileiro. Resolveu, então, aplicar uma espécie de deságio nos números, ao tomar como base alguns métodos de ensaio da SAE Brasil e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Tais medições também levam em conta o funcionamento de ar-condicionado e outros componentes elétricos, que aumentam o consumo de energia e reduzem a autonomia do veículo. 

Com as mudanças, os carros da BMW despontam como os que mais rodam com carga completa de bateria. Dos dez primeiros colocados do ranking, cinco pertencem à montadora alemã. Veja quais são, agora, os modelos com maior autonomia, segundo o Inmetro. 

         •        BMW iX xDrive 50: 528 km (foto)
O carro da marca alemã podia rodar 630 km e, apesar da perda, de 16,2%, coloca-se na liderança entre os automóveis com maior autonomia. Essa versão do BMW iX custa R$ R$ 860.950. O desempenho chama atenção: com potência equivalente a 523 cv, ele alcança 200 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

         •        BMW i4 EDrive 40: 422 km
Antes da intervenção do Inmetro, a autonomia divulgada do BMW i4 EDrive 40 era de 590 km, passando depois para 422 km, um recuo de 29,5%. O preço do sedã de luxo é de R$ 499.950 e, além da propulsão elétrica, ele traz de série importantes itens de segurança, como assistente de mudança de faixa, frenagem automática de emergência e controle de estabilidade. A velocidade máxima chega a 190 km e a aceleração de 0 a 100 km/h é de 5,7 segundos.

         •        Chevrolet Bolt: 390 km
Nos Estados Unidos, o Bolt sairá de linha no fim do ano, mas, no Brasil, é tratado como grande atração da General Motoros. A autonomia do compacto foi reduzida de 459 km para 390 km, deságio de 15,1%. O valor de R$ 329 mil é considerado alto para um carro desse porte. O motor gera 203 cv de potência, permitindo que aceleração até 100 km em 7,3 segundos.

         •        BMW iX3: 381 km
O utilitário esportivo da BMW perdeu 79 km de autonomia, passando de 460 km para 381 km, ou seja, 18,2%. A versão elétrica do famoso X3, que sai por R$ 485.950, ocupa um honroso quarto lugar no ranking dos veículos movidos a bateria com mais autonomia. O desempenho do modelo é razoável: 180 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h completada em 6,8 segundos.

         •        Mercedes-Benz EQS 53 AMG: 373 km
Ao preço de R$ 1,4 milhão, o sedã EQS 53 AMG tinha autonomia de 580 km, número 35,7% superior ao valor atual, de 373 km, depois da determinação do Inmetro. Altamente sofisticado em tecnologia, o sedã possui equipamentos como controle automático de velocidade, sensor de ponto cego e câmera 360 graus.

         •        Mercedes-Benz EQE 300: 369 km
O modelo da marca alemã foi um dos que mais sofreu com a alteração imposta pelo Inmetro. A queda na autonomia divulgada foi de 43,8%: de 645 km baixou para 369 km. O sedã, vendido por R$ 708 mil no mercado brasileiro, desenvolve 245 cv de potência, pode alcançar 210 km/h de velocidade máxima e faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Dispositivos de segurança e conforto se destacam entre os itens de série oferecidos pelo automóvel.

         •        Jaguar I-Pace: 362 km
O SUV amarga perda de 19,9% no valor de autonomia. Assim, os 446 km anunciados anteriormente transformaram-se em 362 km. O I-Pace é capaz de arrancar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge 200 km/h de velocidade máxima, graças ao desempenho do motor de 400 cv de potência. O carro é vendido a partir de R$ 638.150.

         •        BMW i4 M50: 335 km
O sedã da montadora alemã foi mais uma vítima do rigor do Inmetro e teve decréscimo de 34,4% na autonomia: de 510 km para 335 km. Com porta-malas de 470 litros, o i4 é bem adequado para levar a bagagem da família em uma viagem. O desempenho também é seu forte. O motor de 544 cv de potência é capaz de levá-lo a 225 km/h e de fazer a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.

         •        BMW iX xDrive 40: 327 km
O iX xDrive 40 completa a presença da BMW na lista dos 10 carros elétricos com mais autonomia no País. A revisão nos números baixou o alcance do modelo de 425 km para 327 km, o que representa um deságio de 23,1%. Dono de um motor com 326 cv de potência, o iX xDrive40 custa R$ 680.950 e proporciona muito conforto e prazer ao dirigir, graças a equipamentos como controle de velocidade adaptativo, controle eletrônico de amortecimento e frenagem automática de emergência.

         •        Porsche Taycan: 318 km
Com preços que partem de R$ 660 mil, o Taycan apresentava autonomia de 504 km. Com a revisão do Inmetro, o número mudou para 318 km, ou seja, perda de 37%. O esportivo da Porsche está longe de ter o mesmo carisma do mítico 911, mas não deixa de ser um carrão, com direito a motor de 530 cv de potência e 250 km de velocidade máxima.

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