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Inteligência Artificial é utilizada em mais da metade dos processos de vistoria de seguro

Por: Redação Mobilidade . 08/09/2023
Inovação

Inteligência Artificial é utilizada em mais da metade dos processos de vistoria de seguro

Além disso, 70% das autorizações de reparo são feitas em até três dias pela tecnologia, segundo dados da Youse

2 minutos, 7 segundos de leitura

08/09/2023

IA elimina necessidade de vistoria presencial em uma oficina de reparação. Foto: Getty Images

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nos processos de vistoria de seguro de automóvel. Segundo a Youse, seguradora digital, a tecnologia já é responsável por 57% dos procedimentos.

O número representa um crescimento de 17 pontos percentuais em quatro meses. Além disso, 70% das autorizações de reparos ou indenização são definidas em até três dias, com o auxílio da tecnologia.

De acordo com a empresa, com a IA todo o processo de avaliação de imagens ocorre em menos de 10 minutos. Assim, o cliente já recebe a confirmação se os danos estão cobertos por sua apólice e se aquele reparo está autorizado.

De acordo com Rodrigo Indéo, gerente de sinistros da seguradora, o formato oferece maior agilidade e facilidade. “Em abril, passamos a permitir que o cliente subisse fotos de sua galeria para o aplicativo durante o processo de vistoria, o que trouxe muita praticidade. Com isso, o cliente não precisa estar próximo do carro ao acionar a seguradora”, detalha.

Como funciona a Inteligência Artificial para vistorias

Após um acidente, o cliente pode tirar fotos do carro danificado com o celular e enviar para o sistema. Em seguida, o programa indica os ângulos ideais das fotos, analisa as imagens e garante autorizações mais rápidas.

Portanto, não há necessidade de vistoria presencial em uma oficina de reparação, o que também acelera o processo de orçamento, regulação e análise do sinistro. De acordo com Indéo, há um fluxo inteligente, em que o cliente já sabe se será amparado. Portanto, 70% das autorizações de reparos ou indenização é definida em até três dias, a contar da data que o sinistro é avisado.

Já para os clientes que preferem o atendimento tradicional, a Youse oferece a opção de vistoria presencial. Nestes casos, a Inteligência Artificial atua internamente, avaliando a correção dos processos e autorizando a execução do serviço com mais agilidade.

Em nota, a Youse informou que implementou um Clube de Oficinas TOP+, uma ampla rede com 244 oficinas parceiras por todo o território nacional. A iniciativa permite estabelecer um padrão de mão de obra para cobrir 100% dos serviços previstos nos acionamentos de sinistros.

Atualmente, todas trabalham por meio de imagens, sem a necessidade de deixar o carro no local. Desta forma, a oficina, a Youse e o cliente consegue visualizar o processo em que o veículo está com o auxílio da tecnologia.

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