A menos de uma semana do lançamento no Brasil, o Jeep Compass 4xe (lê-se ”four by e”) teve a sua primeira foto divulgada pela Stellantis. O SUV estreia no dia 4 de abril, conhecido como o ”Dia Mundial do 4×4”. Importado da Europa, o modelo vai dar início à nova fase de eletrificação da Jeep no Brasil e na América do Sul.
Importante dizer que o Compass 4xe é diferente do Toyota Corolla hybrid, único SUV do gênero entre os médios mais vendidos. O da Jeep é híbrido do tipo plug-in, que pode ser recarregado em tomadas e oferece maior autonomia, de cerca de 50 km, em modo 100% elétrico. Já o Toyota não recarrega em tomadas tem pequena autonomia em modo elétrico.
No vídeo de 33 segundos (abaixo), a Jeep revela detalhes do visual do Compass híbrido. O destaque fica com as rodas com acabamento em preto brilhante e os badges (emblemas) no capô, nas laterais e no porta-malas. Eles são contornados com um tom azul, o que sinaliza a motorização híbrida plug-in. Além disso, há um logotipo ”4xe” na traseira, que tem a última letra pintada na mesma cor. Outro detalhe que chama atenção são os faróis full LEDs que complementam o visual.
Ao longo da demonstração, o SUV da Jeep aparece ao ar livre, em um cenário composto por montanhas e cachoeiras para enfatizar a capacidade do veículo. Outro destaque interessante é que o modelo que aparece no teaser está na nova cor exclusiva da linha Compass. O tom azul lembra o plug do carregador elétrico do SUV.
O Jornal do Carro já deu uma volta no Jeep híbrido na apresentação dos planos globais do Grupo Stellatins, em Amsterdam, na Holanda, no início de março. No visual, o Compass 4xe traz atualizações aplicadas em abril no modelo feito em Goiana (PE). E, na versão testada por lá, o nível de acabamento é similar ao da configuração LTD.
Entre os equipamentos, há bancos dianteiros com ajustes elétricos e monitor de ponto-cego nos retrovisores. Bem como detector de fadiga do motorista, aviso de mudança involuntária de faixa e ajuste automático dos fachos dos faróis. O revestimento dos bancos e peças como o volante pode ser de couro. Além disso, há teto solar, entre outros itens.
Assim como já ocorre com as demais versões, o Compass 4xe deverá ter opção de internet a bordo por meio de parceria com a TIM. Como resultado, à distância dá para acionar algumas funções. Para isso, o usuário deve baixar o aplicativo My Uconnect no smartphone. Por exemplo, é possível ligar o motor de forma remota. Assim, o motorista pode acionar o ar-condicionado para ajustar a temperatura a bordo antes de entrar no SUV.
Na configuração completa, como a que virá ao Brasil, o novo Jeep Compass 4xe pode ter recursos de condução semiautônoma. Por exemplo, há frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres, ciclistas e motociclistas. Além disso, há controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo que identifica as placas de trânsito.
A base mecânica do novo Jeep Compass 4xe será parecida com a das versões T270 à venda no Brasil. A diferença é que, no SUV feito em Goiana (PE), o motor 1.3 é flexível e gera 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. Ele tem torque máximo de 27,5 mkgf e vem acoplado ao câmbio automático de seis marchas nas versões com tração apenas dianteira.
Contudo, o Compass 4xe será importado da Europa. Assim, a sua tabela deverá ficar em torno dos R$ 350 mil. Por exemplo, em Portugal, parte de 44.700 (cerca de R$ 250 mil). E as opções mais caras da linha nacional, Limited e Trailhawk com motor turbodiesel, partem de R$ 241.061. Ou seja, o híbrido será bem mais caro que as versões nacionais.