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Kawasaki lança duas motos elétricas que devem vir ao Brasil; conheça

Por: Arthur Caldeira . 18/09/2023
Mobilidade para quê?

Kawasaki lança duas motos elétricas que devem vir ao Brasil; conheça

Equipadas com motores de até 9 kW (12,2 cv), Ninja EV e Z EV chegam a 99 km/h de velocidade máxima; modelos chegam às lojas europeias e japonesas no próximo mês, mas preço ainda não foi definido

2 minutos, 51 segundos de leitura

18/09/2023

Por: Arthur Caldeira

motos elétricas kawasaki
Z EV e Ninja EV têm mesmo design dos modelos a combustão, mas usam motores elétricos. Foto: Divulgação/Kawasaki

A Kawasaki lançou oficialmente a esportiva Ninja EV e a naked Z EV. Apresentadas no Salão de Milão 2022, as primeiras motos elétricas da Kawasaki tiveram, finalmente, suas especificações técnicas reveladas e já têm data para chegar às lojas. Os modelos devem chegar às lojas europeias e japonesas já no próximo mês de outubro, mas ainda não tiveram seu preço definido.

Os dois modelos fazem parte da estratégia da fabricante japonesa de lançar dez motos elétricas até 2025. Embora tenham motores elétricos, Ninja e Z EV (da sigla, em inglês, Electric Vehicle) têm design muito semelhante às versões movidas a gasolina.

As primeiras motos elétricas da Kawasaki usam motores brushless, ou seja, sem escovas, que têm potência nominal de 5 kW, o que equivalente a 6,8 cv, mas com picos de até 9 kW, que chega a 12,2 cv. O desempenho se assemelha à motos de 125 cc com motores de combustão interna. Segundo a Kawasaki, a velocidade máxima é de 99 km/h, com o uso da função e-boost, que libera os tais 9 kW de potência máxima por meio de um botão no punho direito.

Apesar de a potência equivalente a uma 125cc, o torque de 4,1 kgf.m é bem superior às motos a combustão. Por serem elétricas, Ninja e Z EV não têm embreagem e nem caixa de câmbio. Em resumo, basta acelerar e frear.

Tanto a Ninja como a Z elétrica utilizam duas baterias removíveis. De acordo com a fabricante, as baterias são conectadas em paralelo, o que melhora o desempenho e a eficiência de recarga. A autonomia declarada pela Kawasaki é de 72 quilômetros. Embora pareça baixa, vale ressaltar que as primeiras elétricas da marca têm a proposta de serem motos para o uso urbano.

As opções de carregamento incluem uma estação de recarga (dock station) para uma bateria por vez. Contudo, o carregamento também pode ser feito com as baterias ainda instaladas na moto.

Elétricas da Kawasaki têm freio regenerativo e painel conectado

Além dos dois modos de pilotagem, outra novidade das primeiras motos elétricas da Kawasaki é o uso de freios ABS de dois canais. Um equipamento incomum em motos de 125 cc ou com pouca potência com as Kawas elétricas. Juntamente com o sistema antitravamento, os modelos contam com sistema de frenagem regenerativo para ampliar a autonomia da bateria.

O painel com tela TFT colorida traz conectividade para smartphones, a exemplo de modelos maiores da marca japonesa. O painel traz informações como status de pilotagem, autonomia, disponibilidade da função boost e modo de pilotagem selecionado (Road ou Eco).

Kawasaki Ninja EV e Z EV terão as cores prata metálico e verde metálico como opção, pois fazem parte da identidade visual dos modelos elétricos da marca japonesa. As primeiras motos elétricas da Kawasaki chegam às lojas na Europa e no Japão em outubro, mas ainda não têm preço.

Futuramente, ambas também devem vir ao Brasil, como revelou em entrevista ao MotoMotor, a diretora comercial e marketing da Kawasaki Brasil, Sônia Harue Ando. No EICMA 2022, o presidente mundial da Kawasaki Motores, Hiroshi Ito, também garantiu ao site Motoo que ambas virão para o mercado brasileiro.

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