A indústria de duas rodas deve fechar 2022 com cerca de 1,3 milhão de unidades vendidas, um crescimento de mais de 17% em relação ao ano anterior. Empolgadas com o bom momento do mercado e com a alta nas vendas, fabricantes e montadoras prometem diversos lançamentos para 2023 no Brasil.
Há novidades para todos os gostos e bolsos. Desde motos urbanas, como a nova Honda CB 300F Twister e a Royal Enfield Hunter 350, até modelos elétricos e motos premium mais sofisticadas chegam às lojas neste ano.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 lançamentos que chegam ao Brasil neste ano; confira
Substituta do modelo de 250 cc, a nova Honda CB 300F Twister deve chegar às lojas já nos primeiros meses de 2023. O modelo, que traz motor maior e mais potente, além de um novo visual, foi apresentado em dezembro, mas ainda não tem preço definido.
Com a missão de substituir uma das motos mais vendidas do Brasil nos últimos anos, a CB 300F Twister tem atributos para repetir o sucesso de sua antecessora. Com um visual moderno, iluminação de LED e bom conjunto ciclístico, a nova Twister certamente figura entre os principais lançamentos de motos neste ano.
Mais uma parceria da Dafra com a taiwanesa SYM, a NH 300 foi prometida para este ano. Com visual semelhante a NH 190, trail já à venda no País, a NH 300 usa motor de um cilindro, com arrefecimento líquido e 278 cm³ de capacidade. Mostrada no Festival Interlagos 2022, a trail chega para rivalizar com Yamaha Lander 250 e Honda XRE 300.
Construída sobre a mesma base da Meteor 350, a nova Hunter, contudo, tem visual mais jovem e urbano. Embora use o mesmo motor de um cilindro e 350 cc, a Hunter traz uma ciclística diferente. Com rodas de liga-leve, de menor diâmetro, a Hunter 350 é mais leve e ágil que os outros modelos da plataforma J da Royal Enfield. E o melhor: será a moto mais baratada marca indiana em todo o mundo e também no Brasil.
Com a abertura de sua fábrica em Manaus (AM), a Voltz já anunciou que trabalha no desenvolvimento de cinco novos modelos eletrificados para 2023. Entre as novidades prometidas pela marca estão uma moto aventureira, uma esportiva e até um maxi scooter. “Os novos cinco modelos de motos elétricas serão lançados no primeiro semestre do próximo ano. São veículos das categorias racing, scooter, big scooter e trail”, revelou o CEO da Voltz, Renato Villar.
Os modelos, contudo, ainda não têm data de lançamento, mas devem chegar às lojas da marca ao longo de 2023. Além das motos, a Voltz terá um triciclo elétrico. Batizado de Miles, será vendido, inicialmente, apenas para empresas.
Mostrada no Salão de Milão 2022, a Super Meteor 650 deverá ser o terceiro lançamento da Royal Enfield no Brasil neste ano; as outras são Hunter 350 e a Scram 411, uma versão motard da Himalayan. Equipada com o mesmo motor bicilíndrico de 650 cc, já utilizado na Interceptor e Continental GT, a Super Meteor, entretanto, vai apostar no clássico visual estradeiro. Anova custom de 650 cc da Royal Enfield, porém,só deve chegar às lojas no segundo semestre de 2023.
Também apresentada no EICMA 2022, o Salão de Milão, a nova plataforma bicilíndrica da Suzuki dará origem a duas novas motos. Ambas, a naked GSX-8S e a aventureira V-Strom 800DE, já estão, inclusive, confirmadas para virem ao Brasil no segundo semestre deste ano.
Equipadas com um inédito motor bicilíndrico de 776 cm³, GSX-8S e V-Strom 800DE devem agitar o segmento de motos médias no Brasil. Com comportamento elástico, o bicilíndrico vai equipar tanto a nova naked como a inédita aventureira, porém com regulagens específicas para cada um dos modelos. O torque máximo é o mesmo: 78 Nm a 6.800 rpm. Já a potência máxima é de 83 hp na GSX-8S e 84,3 hp para a V-Strom 800 DE. Ambos os picos de potência são registrados a 8.500 rpm.
Grande novidade da Honda no ano passado, a renascida CB 750 Hornet também deve chegar ao Brasil no final de 2023. Também equipada com um novo motor de dois cilindros da marca japonesa, a famosa naked aposta em um visual mais anguloso e moderno para repetir o sucesso de sua antecessora de quatro cilindros.
O inédito motor bicilíndrico de 92 cv também fez ressuscitar a aventureira Transalp. Feita sobre a mesma base da Hornet, o modelo deverá cumprir o papel de ser a bigtrail de entrada da Honda. Embora o lançamento das novas Hornet e Transalp de 750 cc no Brasil não tenha sido confirmado oficialmente pela Honda, fontes ligadas à marca afirmam que é apenas uma questão de tempo até ambas chegarem às lojas brasileiras. Tudo indica que as novidades serão apresentadas no segundo semestre de 2023.
Com recorde de vendas no Brasil e realizando investimento de R$ 50 milhões na sua planta em Manaus (AM), a BMW já prometeu sete novas motos até 2025. A primeira delas, a F 900R, chega às lojas agora em janeiro. Com a produção local da naked bicilíndrica, ficam abertas as portas para chegada da sua versão crossover, a F 900XR. Dotada do mesmo motor de 895 cm³ e 85 cv (no Brasil), a F 900XR mistura as suspensões de longo curso e a posição de pilotagem das motos trail com a esportividade das rodas de 17 polegadas da naked. Apesar de não ter sido confirmada oficialmente, a interessante F 900XR também faria sucesso em nosso mercado.
Lançada em abril do ano passado nos Estados Unidos, a nova Harley-Davidson Nightster deverá servir como porta de entrada para as motos da marca norte-americana. Equipada com um inédito motor de dois cilindros em “V” de 975 cm³, a Nightster virá ao Brasil em 2023, confirmou a subsidiária brasileira da Harley.
Equipada com uma versão de menor capacidade do motor Revolution Max, usado na aventureira Pan America e também na Sportster S, com 1.250 cc e 150 hp. Na nova moto, porém, o V2 manteve o arrefecimento líquido e o comando de válvulas no cabeçote, mas tem apenas 975 cm³ de capacidade e produz 90 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm.
Inspirada no visual das motos do passado, a fabricante inglesa criou a série especial Chrome Edition de seus modelos clássicos e da Rocket 3. Todas disponíveis por apenas um ano, cada uma das dez novas motocicletas de edição limitada desta coleção traz um design único com esquema de pintura cromado e distinto, acompanhado por novos kits de acessórios.
Entretanto, apenas dois modelos da família Chrome Edition virão ao Brasil. De acordo com a fabricante inglesa, a partir do segundo semestre de 2023, chegam às lojas a Scrambler 1200 XE e a Bobber. Os consumidores interessados, porém, já podem encomendar os modelos da linha Triumph Chrome Edition nas concessionárias da marca.