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Posto de recarga de ônibus elétricos com 20 pontos é inaugurado em Salvador

Por: Redação Mobilidade . 20/09/2023
Inovação

Posto de recarga de ônibus elétricos com 20 pontos é inaugurado em Salvador

Estação de recarga tem capacidade para carregar 20 ônibus simultaneamente

1 minuto, 31 segundos de leitura

20/09/2023

Por: Redação Mobilidade

Terminal de eletrocarga para ônibus elétrico em Salvador.
A nova estrutura tem dez postos, com capacidade para atender dois ônibus cada, de maneira simultânea. Foto: Divulgação

O terminal de eletrocarga foi entregue na segunda-feira, 18, localizado ao lado da Estação Rodoviária do BRT, para uso exclusivo dos ônibus elétricos do modal. A construção é a maior estação de eletrocarga em área pública do Brasil.

O equipamento tem capacidade para carregar até 20 ônibus simultaneamente. A nova estrutura tem 10 postos, com capacidade para atender dois ônibus cada. A obra, feita com recursos do município, teve um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões.

O evento de inauguração contou com a participação do prefeito Bruno Reis e do secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller. Hoje, Salvador conta com oito ônibus elétricos em operação. De acordo com Muller, o planejamento da Prefeitura é que a frota chegue a 30% do total prevista para o BRT, equivalente a 50 ônibus.

“Acho que se o poder público não entrar de fato para ajudar nessa transição, que é o que nós estamos fazendo aqui, com 100% de recursos próprios, a gente não conseguirá chegar à eletromobilidade de forma consistente”, afirma o secretário.

O titular da Semob afirmou que até então o maior terminal público de eletrocarga do Brasil era de São José dos Campos, com cinco estações de recarga. Os pontos, que podem chegar à potência de 160 kW/h cada, podem concluir o abastecimento completo de um veículo em até duas horas.

O terminal fica localizado próximo às linhas da BRT, permitindo que os veículos sejam carregados no trajeto. Desta forma, de acordo com a Prefeitura de Salvador, será possível realizar cargas nos horários de menor demanda da operação. Ou seja, além das recargas feitas no período noturno, os ônibus elétricos poderão realizar abastecimentos rápidos, nos períodos entre-picos da manhã e da tarde.

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