Maior túnel subaquático do mundo ficará pronto em 2029

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Maior túnel subaquático do mundo ficará pronto em 2029. Saiba onde será

Por: Isabel Lima . Há 2 dias

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Inovação

Maior túnel subaquático do mundo ficará pronto em 2029. Saiba onde será

Deputados brasileiros organizam expedição para conhecer detalhes da obra mirando túnel Santos-Guarujá

4 minutos, 17 segundos de leitura

17/02/2025

obras do maior tunel subaquatico do mundo, imagem aerea de uma das pontas.
Toda a dragagem do canal já foi concluída e boa parte dos elementos foram produzidos, próximo passo será o afundamento das bases do túnel. Foto: Divulgação/Sund & Bælt

O maior túnel subaquático do mundo deve ser entregue em 2029. Com mais de 18 quilômetros (km) de comprimento, o túnel terá duas pistas de faixa dupla para automóveis, uma em cada direção, e dois trilhos eletrificados. Localizado no Estreito de Fehmarn, na parte ocidental do Mar Báltico, a construção vai criar um corredor entre Alemanha e Dinamarca.

Leia também: Túnel Santos-Guarujá: governo divulga data de leilão

O túnel Fehmarnbelt começou a ser construído em 2020 e deve ser entregue em 2029. Conforme a Sund & Bælt, empresa responsável pela obra, quando pronto, o túnel será como um “atalho” verde e a rota mais rápida entre a Escandinávia e o restante da Europa. Desta forma, o caminho conectará Rødbyhavn em Lolland na Dinamarca com Puttgarden na ilha de Fehmarn, na Alemanha.

trajeto maior tunel subqautico do mundo, entre ALemanha e Dinamarca
Obras para construção do maior túnel submerso do mundo devem durar oito anos. Foto: Reprodução/Fermern

De acordo com a Sund & Bælt, serão necessários apenas 10 minutos para atravessar o túnel subaquático de carro e 7 para fazer o trajeto de trem. Além disso, o túnel não deve impactar o tráfego de embarcações, que devem circular livremente por cima da construção.

Devido à importância e magnitude da obra, o maior túnel submerso do mundo deve servir de inspiração para a construção do túnel subaquático entre Santos e Guarujá, o maior do Brasil. Conforme divulgado pelo Poder 360, a Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos planeja uma viagem para visitar a obra em maio deste ano, cerca de um mês antes do leilão do projeto brasileiro.

Investimento da União Europeia no túnel subaquático

Para realizar essa imensa obra, a União Europeia aprovou um cofinanciamento por meio do Mecanismo Interligar a Europa (CEF) e já destinou mais de € 1 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões). Conforme o CEF, os recursos serviram para construir a fábrica de elementos do túnel, portais e interface com a conexão ferroviária, vala do túnel e estações nos dois países. Além disso, o projeto também prevê monitoramento do impacto ambiental da construção.

“Em linha com o Acordo Verde Europeu, o projeto contribui para a meta de acelerar a mudança para a mobilidade sustentável e inteligente e reduzir as emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao transporte”, divulgou o CEF.

Para custear os investimentos, o túnel subaquático deve cobrar uma taxa de uso rodoviário. Entretanto, ainda não há informações sobre o valor dessa taxa.

Túnel aliado ao Pacto Verde Europeu

projeto do maior tunel subquatico do mundo, portal de saída
Projeto prevê instalação de corredores de segurança ao lado de cada uma das vias. Foto: Divulgação/Sund & Bælt

Embora as obras tenham iniciado em 2020, o projeto do túnel Fehmarnbelt começou a ser negociado em 2008, quando os países assinaram um pacto para melhorar as conexões entre os territórios. Porém, foi apenas em 2015 saiu a aprovação do projeto pelas autoridades da Dinamarca e Alemanha.

Desde então, o projeto do túnel subaquático de 18 km começou a sair do papel para resolver o gargalo de transporte naquela região. Para que isso ocorra, além das duas pistas para automóveis, a linha ferroviária eletrificada promete entregar a infraestrutura necessária para circulação de trans que alcançam 200 km/h.

Aliado ao Pacto Verde Europeu, o túnel Fehmarnbelt deve contribuir para reduzir as emissões de fases de efeito estuda (GEE) relacionados ao transporte.

Obras do maior túnel subaquático do mundo

Conforme a Sund & Bælt, o canteiro de obras do maior túnel subaquático do mundo é equivalente a 200 campos de futebol. Para isso, mais de 3,5 mil pessoas de 40 países trabalham na obra.

Além disso, a fábrica dos componentes do túnel tem cinco linhas de produção, responsáveis pela execução dos 79 elementos da obra. Cada elemento tem 217 metros. Fora os elementos afundados no canal, foi necessário criar um novo traço de litoral. Para isso, o projeto utilizou cerca de 2 milhões de toneladas de granito norueguês.

Enquanto isso, a dragagem e recuperação da área utilizou 60 embarcações, que retiraram quase 15 milhões de metros cúbicos de solo, pedra e areia. Isso equivale a seis mil piscinas olímpicas. Esses detritos serão empregados na construção dos 300 hectares de novas áreas naturais e recreativas na Dinamarca.

Para fazer essa dragagem, a obra utilizou dragas personalizadas e a maior retroescavadeira do mundo, a Magnor. Curiosamente, durante a dragagem, os trabalhadores encontraram enormes blocos de granito da Idade do Gelo. Apesar das dificuldades para remover esses blocos, que pesam cerca de 70 toneladas, hoje eles estão expostos ao lado do canteiro de obras no lado dinamarquês.

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