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Metaverso no setor de mobilidade

Por: Redação Mobilidade . 18/03/2023
Inovação

Metaverso no setor de mobilidade

Conceito envolve ferramentas que visam proporcionar vivência imersiva entre os mundos físico e digital

2 minutos, 37 segundos de leitura

18/03/2023

Por: Redação Mobilidade

São inúmeras as opções de uso para o metaverso na mobilidade, desde o projeto dos veículos até o suporte ao cliente. Foto: Getty Images.

Você sabe o que é metaverso e o que tem a ver com mobilidade? O conceito engloba ferramentas que visam proporcionar uma vivência imersiva entre os mundos físico e digital.

Assim, o metaverso funciona como uma espécie de camada de realidade que integra o que é virtual e o que é real. Portanto, na prática, trata-se de um ambiente virtual imersivo.

Entre as tecnologias que o conceito engloba estão realidade virtual, realidade aumentada e hologramas. Com isso, os avatares, que são bonecos virtuais customizados, permitem a imersão no mundo digital.

Embora o assunto tenha ficado mais popular com a mudança de nome do Facebook para Meta, o tema não é novo. Desde os anos 90, já se fala no assunto. Por exemplo, em 1999, a Linden Lab desenvolveu um ambiente virtual e 3D que simula a vida do ser humano por meio de avatares.

Mas o que o metaverso tem a ver com mobilidade? Tudo! Afinal, o setor já caminha rumo ao metaverso, por meio de diversas oportunidades.

Possibilidades de uso para o metaverso na mobilidade

São inúmeras as opções de uso para o metaverso na mobilidade. Desde o projeto dos veículos até o suporte ao cliente.

Por exemplo, é possível desenhar produtos com o uso de tecnologias de realidade estendida (XR). Assim, o projeto de um veículo pode contar com essa ferramenta.

Outra opção é que o cliente participe do processo de fabricação por meio de XR. Com isso, o consumidor pode ver como o veículo vai ficar no futuro e até mesmo participar desse processo.

Já no caso de operações, é possível fazer testes virtuais de veículos. Principalmente quando são automatizados.

Outras opções são visitas virtuais a instalações e fábricas, criação de gêmeos digitais e sites de realidade estendida. Na prática, um gêmeo digital é a réplica virtual de um objeto físico.

Além disso, é possível ainda criar concessionárias virtuais, trazendo experiências digitais da marca para o cliente. Neste ponto de atendimento, também há a possibilidade de criar um suporte virtual de vendas.

A parte de planejamento também se beneficia do metaverso. Afinal, é possível planejar itinerários por meio destas tecnologias.

Operações de mobilidade e metaverso

O metaverso também é uma alternativa para operações de mobilidade. Por exemplo, o uso de um assistente virtual 3D, sistemas de entretenimento e infotenimento veiculares, eventos imersivos ao vivo e suporte ao cliente.

Também é possível fazer o upgrade virtual de acessórios, além de conceder acesso a assinaturas e filiações digitais. Assim, o metaverso permite expandir os serviços que uma empresa oferece ao cliente.

Por fim, o metaverso permite a realização de reparos e manutenção por meio da realidade estendida. Neste caso, é possível fazer a observação e análise em tempo real e garantir um serviço mais rápido e eficiente.

Portanto, o metaverso na mobilidade é uma forma de integração com o cliente e com diversos processos, como projeto, fabricação, manutenção e atendimento.

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