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O ano 2023 começa com otimismo para o segmento de eletromobilidade 

Por: Ju Cabrini . 14/01/2023

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O ano 2023 começa com otimismo para o segmento de eletromobilidade 

Para Adalberto Maluf, presidente da ABVE, crescimento nas vendas em 2022 e os primeiros sinais do novo governo transmitem confiança ao setor

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14/01/2023

Por: Ju Cabrini

veículo elétrico sendo carregado em um eletroposto
Em 2022, no Brasil, foram vendidos 49.245 veículos leves eletrificados. Foto: Getty Images

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) começou o ano de 2023 com dupla comemoração. Em primeiro lugar, porque, em 2022, se registrou crescimento de 41% nas vendas de veículos leves eletrificados, no Brasil, atingindo 49.245 unidades, sendo 8.460 emplacamentos dos totalmente elétricos. Hoje, a frota circulante brasileira de eletrificados totaliza 126.504 veículos, quando considerados automóveis e comerciais leves híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos. Ponto para a eletromobilidade!

        O segundo motivo de confiança, de acordo com Adalberto Maluf, presidente da instituição, veio por meio da sinalização do governo federal recém-empossado na formação de ministérios. O novo gabinete tem, claramente, como foco a busca por caminhos mais sustentáveis tanto para o desenvolvimento da indústria nacional quanto para o meio ambiente, em um nítido avanço em relação à gestão anterior. Na entrevista a seguir, o presidente da ABVE demonstra otimismo nas perspectivas de avanço da eletromobilidade, no País, além da reforçar a importância da inovação na indústria nacional. Confira.

Adalberto Maluf, presidente da ABVE, mostra carregador em frente a uma entrada de carregamento de veículo elétrico. Eletromobilidade em foco.
Adalberto Maluf, presidente da ABVE, acredita que, em 2023, haverá diversos anúncios de investimento em elétricos no Brasil. Foto: Divulgação ABVE

A ABVE comemorou os resultados de 2022, mas ainda estamos muito aquém de mercados maduros. Como o senhor avalia o cenário da eletromobilidade no Brasil?

Adalberto Maluf: No final de 2022, celebramos as vendas de aproximadamente 50 mil veículos eletrificados no ano. E, com isso, os elétricos plug-in ultrapassaram, pela primeira vez, a participação de 1% do mercado nacional de veículos. Isso porque não há nenhuma política pública, e ainda assim crescemos. Temos de comemorar, mas é importante levar em conta que, no mundo, a relação já chega a 15%. Essa evolução aconteceu de forma consistente e rápida. Por que não acreditar que, no Brasil, não será igual ao que ocorreu nos outros países?

Na sua opinião, quais foram os fatores responsáveis pelo crescimento nas vendas de veículos elétricos no Brasil?

Maluf: O número de modelos avançou muito nos últimos anos. Foi de 70 para cerca de 130. Além disso, vimos uma questão muito forte com a agenda ESG. Inclusive, quem moveu o mercado foi o mundo corporativo. Chegamos a quase 1.000 comerciais leves e aproximadamente 650 caminhões. As empresas brasileiras estão se movimentando, apesar de não ter estímulo. As únicas políticas públicas que realmente avançaram, no País, foram as subnacionais, ou seja, as prefeituras e os Estados, que isentaram os eletrificados do rodízio (no caso de São Paulo) e de pagar IPVA, entre outros estímulos. Isso já foi o suficiente para dar o primeiro empurrão.

No ano passado, a ABVE encaminhou a Carta da Eletromobilidade aos então candidatos à Presidência da República. Houve algum retorno?

Maluf: Fizemos uma apresentação, ainda durante a campanha, a todos os que concorriam a presidente. Na ocasião, o então candidato Lula pediu ao senador Jean Paul Prates (PT-RN), um dos maiores especialistas em energia do Brasil e que, recentemente, foi nomeado presidente da Petrobras, que o representasse. Para mim, essa iniciativa foi um sinal bem interessante. Há pelo menos dez anos, todas as petroleiras globais diversificaram suas atividades e se tornaram empresas de energia. Antes do segundo turno, tivemos uma reunião com Geraldo Alckmin, atual vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que fez várias anotações durante a apresentação e, ao final, discursou com muita eloquência sobre o tema, o que me deixou muito otimista.

Qual seria um caminho bem-sucedido para o avanço da eletromobilidade no País?

Maluf: O Brasil tem índices de industrialização muito abaixo, em relação aos demais países do mundo. Somos um País com dimensão continental, no qual a indústria de transformação caiu de cerca de 35% do PIB, no começo dos anos 1980, para 10%, agora. Não existe país desenvolvido que tenha renunciado a investimento em transformação.

        O emprego do futuro será baseado em tecnologia, e não mais em habilidades manuais. Então, é preciso estar atrelado à indústria inovadora. Se não nos inserirmos nessas novas cadeias produtivas tecnológicas globais, corremos o risco de voltar a ser o Brasil colônia.

A Ford fechou as fábricas no País e, hoje, apenas importa. Recentemente, anunciou lucro de R$ 1 bilhão na América do Sul. O senhor acredita que outras montadoras podem seguir o mesmo caminho?

Maluf: Sim, com certeza. Estamos falando de uma mudança no mundo automotivo global. A Ford fechou porque tinha uma fábrica bastante antiga e produzia automóveis que, embora fossem bem vendidos, eram plataformas de veículos a combustão, modelos antigos. A matriz da Ford deve ter dito: estamos atrasados, perdemos a corrida tecnológica, vamos voltar às origens e para onde há estímulo. Onde tem estímulo? Argentina, por exemplo. O fechamento dessas fábricas deveria ter dado um sinal muito ruim para o País.

Por quê?

Maluf: O Brasil corre um risco muito grande. Faz sentido a Audi, a Land Rover ou mesmo a Volkswagen manterem uma produção, aqui, se os produtos não estiverem inseridos em uma escala global? Não faz. Quando a gente vê esses pequenos números de elétricos no Brasil, por exemplo, entende que ainda tem muito a crescer, mas já permitem que as fábricas comecem a se coordenar. Toda a inteligência digital é onde será criada a maior parte dos empregos. Por isso, ficamos muito felizes quando Alckmin anunciou a Secretaria de Economia Verde, que deve explorar temas como energias renováveis e mobilidade. Já é um bom sinal.

Muito se tem discutido sobre as rotas para a descarbonização, e o Brasil tem um forte apelo com o etanol. O senhor acredita que poderemos seguir uma rota diferente da eletrificação?

Maluf: Não existe uma solução única para o mundo inteiro. Porém, estamos falando de um bem que é facilmente reposto por outro bem de produção global. Ou seja, se não produzirmos o que o mundo consome, ficaremos de fora do mercado. Hoje, dentre as rotas tecnológicas, foi a elétrica a bateria que venceu. A Europa já definiu que, até 2035, já não serão mais vendidos carros a combustão. Em 2030, os Estados Unidos deverão ter, pelo menos, 50% do mercado eletrificado. Pensa comigo, temos cerca de 3% do mercado global, que está muito mais imbuído de tecnologia; não faz sentido o Brasil seguir outra rota tecnológica.

E os veículos pesados? Caminhões e carretas, por exemplo.

Maluf: Lá por 2025, o hidrogênio pode ser viabilizado em veículos que rodam cerca de 1.000 quilômetros. Até aquele ano, criarão uma infraestrutura própria com equipamentos, troca de hidrogênio no percurso, recargas etc. Agora, até 500 quilômetros de autonomia, o veículo elétrico a bateria vai dominar tudo – essa é uma afirmação da Agência Internacional de Energia. Foi a rota que ganhou a corrida.

Para saber mais sobre assuntos relacionados à eletromobilidade, acesse o canal Planeta Elétrico

Gráfico mostra o crescimento no segmento da eletromobilidade desde 2019. Respectivamente, 11.858, 19.745, 34.990 e 49.245 unidades.

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