Apresentada em setembro do ano passado, a nova BMW S 1000RR começa a ser produzida na fábrica da marca alemã em Manaus (AM). A superesportiva chega às lojas em maio, com motor mais potente, melhorias no chassi, além de um novo visual, que traz “asas” como as motos da MotoGP.
Basta colocar os olhos na nova S 1000RR para notar as mudanças aerodinâmicas. Na parte frontal, destacam-se as grandes asas (winglets) que se estendem pela lateral da carenagem.
Segundo a BMW, as winglets da nova geração da superesportiva garantem mais contato da dianteira com a pista, especialmente ao acelerar. Geram downforce aerodinâmico e, portanto, carga adicional nas rodas. Com isso, reduz a tendência da moto em empinar, permitindo que o piloto freie mais tarde e aumente a estabilidade nas curvas.
O chassi também traz um novo ângulo de cáster e da mesa de direção, que mudaram o trail e a distância entre eixos. De acordo com a fabricante alemã, a nova geometria do chassi proporciona, além de uma pilotagem mais precisa, melhor “feedback” da roda dianteira.
As novidades devem ajudar a controlar o motor de quatro cilindros em linha e 1.000cc que ficou mais potente. A potência máxima agora atinge 210 cv a 13.750 rpm, 3 cv a mais do que o modelo anterior. O torque máximo de 113 Nm chega a 11.000 rpm.
Para aproveitar a maior potência, a BMW adotou um novo recurso no sistema de controle de tração da S 1000RR. Chamado de slide control (algo como “controle de deslizamento”), ele faz justamente isso: permite que o piloto derrape e faça uma espécie de “drift” nas saídas de curva.
Disponível em três versões (Premium, Premium M e Premium M Carbon), a nova S 1000 RR usará o Chassi M em todas elas. O novo chassi, criado pela divisão esportiva “M” da BMW, permite ajustes mais precisos na balança e no amortecedor traseiro. Dessa forma, os motociclistas mais radicais poderão fazer ajustes mais refinados para acelerar nas pistas.
Outra novidade é a Corrente Endurance de série. Com revestimento de carbono tipo diamante, a Corrente reduz perdas por atrito e o desgaste. Além de ajudar na performance, a nova corrente promete maior durabilidade.
Na versão Premium M Carbon, topo de linha do modelo, como o próprio nome já diz, os destaques são os componentes feitos com o material nobre, que mescla resistência com leveza. Nela, paralamas, capa da corrente, capa do pinhão, carenagens, laterais e até mesmo as rodas são feitas de fibra de carbono.
A nova BMW S1000 RR tem quatro modos de pilotagem configuráveis: Rain, Road, Dynamic e Race. Há também o Modo Pro, opção que oferece configurações adicionais de pilotagem, para aqueles aceleram a superesportiva nas pistas.
O modelo também traz Launch Control (Controle de Largada) para arrancadas perfeitas, o Limitador de Pit-Lane – configurável para as velocidades permitidas no pit-lane. Outra novidade é Shift Assistant Pro, que permite trocas de marcha, sem a necessidade de acionamento da embreagem.
O preço da nova BMW S 1000RR ainda não foi definido. Contudo, segundo a BMW, a nova geração da superesportiva chega às concessionárias da marca em maio nas três versões e em três opções de cores. Até lá, a fabricante promete divulgar o preço.