A nova Honda CB 1000R chega às lojas em abril com preço a partir de R$ 69.000, nas cores vermelha e prata. A naked de quatro cilindros e 1.000 cc passou por um face-lift, ficou mais potente e ganhou um novo painel, com tela colorida de TFT, e o inédito sistema de conectividade Honda Sync para smartphones.
Outra novidade é a vinda da CB 1000R Black Edition, versão com acessórios de fábrica. Além da pintura preta aplicada em diversas superfícies do modelo, a Black Edition tem capa no assento do passageiro, que transforma a CB 1000R em uma moto monoposto, além de carenagem sobre o farol como itens de série. Equipada também com quickshifter, sistema que dispensa o uso da embreagem para trocar de marcha, a CB 1000R Black Edition vai custar R$ 76.750.
Visualmente, a naked sofreu poucas mudanças. O farol de LED ganhou novo formato, assim como as tampas laterais do radiador e outros detalhes. Vale destacar ainda as rodas, que trazem um novo desenho com mais raios e ficaram mais leves.
Na parte mecânica, o motor passou por mudanças para atender à Euro 5, lei de emissão de poluentes que entrou em vigor na Europa em 2022, e ganhou 1,4 cv: o quatro cilindros de 998 cm³ agora produz 142,8 cv a 10.500 rpm.
O modelo 2022 da naked ainda ganhou novo painel TFT colorido de 5 polegadas e conectividade proporcionada pelo HSVCS – Honda Smartphone Voice Control System -, que permite integrar as facilidades dos smartphones ao dia a dia do uso da motocicleta.
O sistema funciona em conjunto com o aplicativo Honda Road Sync, apenas para Android acima da versão 7.0, e permite ao condutor controlar o smartphone por meio de conexão Bluetooth. Para acessar as funções, entretanto, é preciso também ter alto-falantes Bluetooh com microfone ou intercomunicador.
Todas as funcionalidades do aplicativo Honda são operadas através de uma combinação de comandos de voz e de uma espécie de joystick de quatro vias no punho esquerdo. Dessa forma, o condutor pode guardar o celular no bolso, mas continuar conectado. As informações aparecem no canto inferior direito do painel da moto.
A base do sistema de navegação do app Honda RoadSync é o Google Maps. O condutor recebe as indicações de navegação por voz. Podem ser pré-memorizados cinco locais, mas há ainda a opção de definir um destino através de comando de voz.
O motociclista também pode efetuar e receber chamadas. Cinco contatos frequentes podem ser armazenados e selecionadas por pesquisa de voz. ao receber uma ligação, o sistema emite uma instrução de voz com o nome de quem telefona.
Compatível com SMS, ou ainda WhatsApp e Facebook Messenger, o sistema pode memorizar cinco mensagens rápidas, que podem ser personalizadas. O motociclista pode pesquisar um contato por comando de voz e ditar a mensagem para enviar. As mensagens recebidas são convertidas em voz e lidas pelo sistema ao condutor.
Também é possível ouvir músicas, em seu app favorito (Spotify, Amazon Music, etc.), e reproduzi-las por meio dos alto-falantes do intercomunicador ou pular faixas, por meio dos botões no punho esquerdo.
A previsão do tempo local também é informada no painel. Se o condutor estiver usando a navegação, o sistema ainda dá a previsão detalhada do tempo no destino escolhido.
Além da naked CB 1000R, a nova geração da scooter aventureira X-ADV virá equipada com o sistema HSVCS e o Honda Road Sync. A X-Adv 2022 chegará ainda neste ano, mas a data exata de lançamento nem seu preço foram definidos.