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O impacto da inteligência de dados nas frotas de última milha

Por: Geotab, Estadão Blue Studio - Conteúdo de responsabilidade do patrocinador . 13/11/2023

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Inovação

O impacto da inteligência de dados nas frotas de última milha

Etapa fundamental da logística, o last mile exige planejamento preciso e a Geotab oferece soluções para aperfeiçoar processos e garantir prazos

Foto: Getty Images

O e-commerce vem vivendo nos últimos anos uma verdadeira transformação. Os desafios impostos pela pandemia da covid-19 impuseram uma nova realidade ao setor e mudaram hábitos de consumo, que vieram para ficar. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indicam que esse mercado deve atingir R$ 185,7 bilhões em faturamento em 2023. No último ano, o número de pedidos registrados foi de 368,7 milhões.

Diante dessa nova realidade, a Geotab, líder global em soluções de transporte conectado, vem atuando em conjunto com as empresas para melhorar e aperfeiçoar as entregas de última milha (ou last mile) – etapa final na qual prazos precisam ser rigorosamente cumpridos para garantir a plena satisfação do cliente.

Com um histórico de 23 anos no mercado internacional e dois anos de atuação no Brasil, a companhia oferece soluções de big data para que os gestores de frota tenham acesso a inteligência de dados em suas operações. Por meio da plataforma de telemática da Geotab, eles podem administrar o estado dos veículos, controlar medidas de segurança dos condutores e otimizar a utilização e os custos de combustível. 

“Em um país como o Brasil, que tem a maioria do volume de carga passando pelas estradas, utilizar algoritmos avançados para otimizar as atividades ajuda a minimizar atrasos e a melhorar a eficiência das entregas. Os sistemas de monitoramento da Geotab permitem o acompanhamento dos eventos da frota e do comportamento dos motoristas, garantindo mais visibilidade sobre as operações e, consequentemente, a entrega de uma melhor experiência aos consumidores”, afirma Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab para o Brasil.

Responsabilidade sustentável

Além da questão logística, investir em inteligência de dados no last mile também pode reduzir impactos ambientais dessa cadeia. De acordo com um estudo apresentado pelo Fórum Econômico Mundial, a expansão do e-commerce deve continuar nos próximos anos e pode resultar no aumento de 36% do número de veículos comerciais até 2030. 

Com isso, sem o uso de soluções de big data para controlar e diminuir as emissões, é previsto um crescimento de 30% no volume de gases poluentes produzidos nas entregas de última milha e nos congestionamentos das 100 principais cidades do mundo.

Nesse contexto, a análise dos dados se destaca como um recurso valioso para traçar uma estratégia sustentável nas frotas, pois tecnologias como a telemática da Geotab são capazes de identificar possíveis pontos de atenção que impactam a eficiência das operações e aumentam a emissão de CO2.

Com acesso a informação, os gestores podem analisar quais ações afetam o consumo de combustível, impactando a emissão de poluentes. É possível avaliar, por exemplo, se há comportamento de risco entre os motoristas, tempo ocioso nas operações, ou manutenções a serem realizadas. Esse acompanhamento dos dados da frota ajuda na elaboração de estratégias preventivas e combativas para reduzir o volume de gases de efeito estufa e a pegada ambiental.

Expertise baseada em mais de 4 milhões de assinaturas

A Geotab tem em seu DNA a inovação e investe em inteligência artificial e big data, processando mais de 75 bilhões de pontos de dados em mais de 4 milhões de assinaturas. Com uma das maiores equipes de ciência de dados do setor e presença global em mais de 160 países, a companhia tem o know-how e a escala necessários para ajudar os clientes a fazer a última milha com eficiência e proporcionar não somente redução de custos, como também maior segurança e sustentabilidade em todo o processo – seja no cuidado com a frota ou com os motoristas.

“A telemática contribui na definição das melhores estratégias para as frotas, trazendo visibilidade sobre possíveis problemas de manutenção e comportamentos inadequados dos motoristas (como acelerar bruscamente ou manter o motor ligado durante as entregas). Com isso, é possível ter mais eficiência no uso de combustível e garantir mais segurança aos condutores”, diz Canicoba. 

Como exemplo dos resultados positivos do uso da tecnologia para frotas do segmento de última milha, as empresas relatam diminuir drasticamente as ocorrências de excesso de velocidade, além de reduzir o tempo de ociosidade entre os quilômetros percorridos no mês. 

Para frotas com veículos elétricos, a tecnologia também contribui para a melhora da autonomia dos VEs. O sistema da Geotab garante o monitoramento do estado da bateria e do motor, informa quais veículos estão em carregamento e quais precisam de mais carga, além de alertar sobre comportamentos de risco do motorista (aceleração ou frenagem brusca, uso do cinto de segurança, entre outros). Com esses dados, relatórios necessários para as tomadas de decisão são alimentados em tempo real, garantindo eficiência e agilidade às operações das frotas elétricas.

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