Nas escolas de Paris, "oasis" foram criados e podem inspirar a troca de vagas de estacionamento por árvores. Foto: Cidade de Paris/Guillaume Bontemps
Paris implementa medidas importantes para a redução da temperatura média da capital francesa e melhorar a qualidade do ar há alguns anos. Porém, a cidade quer ir além e trocar 60 mil vagas de estacionamento por árvores, conforme as metas do novo Plano Climático 2024-2030.
Leia também: Brasil está preparado para liderar o mercado global de bioenergia
Atualmente, já existe um projeto de implementação de “oásis” nos canteiros de escolas e universidades da cidade francesa. Porém, essa iniciativa deve ganhar mais fôlego nos próximos anos. Isso porque Paris quer aumentar 300 hectares de espaços verdes até 2030. Portanto, a remoção das milhares de vagas de estacionamento abre espaço para criação de novos “oásis”.
Além da plantação de árvores, esses espaços servem para o convívio social e promoção de atividades ao ar livre. Dessa forma, a cidade caminha a passos largos em direção a uma ambiente mais favorável aos pedestres e ciclistas, tirando os carros do sempre congestionado centro da cidade.
Essas e outras medidas tomadas por Paris corroboram com a meta de implementar 10 metros quarados de espaços verdes por habitante até 2040. Meta ousada, mas possível com vontade política e conscientização.
Leia também: Queda de árvores causada pelos ventos e seu impacto na mobilidade urbana