Rua das Motos no Centro de SP passará por intervenção urbana em 2024
Ação, que faz parte do projeto Ruas Temáticas, prevê melhorias nas calçadas e passeios públicos, além da criação de espaços de permanência e instalação de mobiliário urbano
2 minutos, 37 segundos de leitura
14/12/2023
Por: Arthur Caldeira
A Rua General Osório, popularmente conhecida como Rua das Motos, no Centro de São Paulo (SP), sofrerá uma importante intervenção urbana em 2024. Trata-se do projeto de requalificação da rua feito pela Prefeitura da capital paulista. A iniciativa prevê melhoria nas calçadas com o alargamento de esquinas e passeios públicos para ampliar a segurança e acessibilidade. Também prevê a criação de espaços de permanência e de circulação de pedestres, além da instalação de mobiliário urbano.
O projeto envolve a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a SP Urbanismo. Na primeira etapa, a SP Urbanismo elaborou o projeto básico e o material licitatório, entregues no segundo semestre deste ano. O próximo passo agora é a execução da obra, que ficará a cargo da empresa municipal. A previsão de início das obras é no primeiro trimestre de 2024.
A iniciativa faz parte do projeto Ruas Temáticas da Prefeitura de São Paulo, que prevê melhorias em vias reconhecidas por sua relevância econômica, turística e cultural. O objetivo é potencializar as vocações já estabelecidas e, com isso, estimular a economia local e oferecer espaços públicos mais dinâmicos e seguros.
Com a requalificação da Rua das Motos, a ideia é fortalecer o comércio local, atrair mais visitantes para a região e promover o bem-estar dos pedestres. Para a execução das obras, o Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) aprovou o valor de R$ 1,5 milhão.
Há previsão também de requalificação em 2024 em outras ruas. Caso das ruas Santa Ifigênia (Rua dos Eletrônicos), São Caetano (Rua das Noivas), Paula Sousa (Rua das Cozinhas) e Florêncio de Abreu (Rua das Ferramentas).
Projeto quer revitalizar o Centro de SP
O projeto Ruas Temáticas faz parte do plano municipal de recuperação da região central de São Paulo. Por isso, por intermédio do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, a Prefeitura realizou em 29 de novembro o evento “Diálogo #TodosPeloCentro – Projeto Ruas Temáticas: Rua das Motos”.
Em colaboração com a Associação Rua das Motos, o projeto de requalificação da Rua General Osório foi apresentado e debatido com os comerciantes locais. Com a movimentação da “Cracolância” e o aumento da violência na região central, muitos lojistas estavam abandonando a Rua das Motos. Em agosto passado, os comerciantes baixaram as portas em protesto contra a falta de segurança e o abandono do Centro de SP.
A história da Rua General Osório começou na década de 1930 com a instalação de oficinas e lojas de motos no local. Popularmente chamada de “Rua das Motos”, até hoje a Rua General Osório é referência na cidade para a compra de artigos e equipamentos para motos. Com uma grande variedade de peças novas e usadas, além de oficinas especializadas em conserto e restauração, o local é destino de turismo de compras na cidade e atrai visitantes de diversas regiões do Brasil.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários