People Mover: como vai funcionar o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos
Veículo que conecta o sistema de transporte do aeroporto para a cidade de São Paulo começa a funcionar ainda este ano
O People Mover de Guarulhos, inicialmente planejado para 2013, iniciará as operações ainda no primeiro semestre de 2024. Operado pelo grupo GRU Airport, o aeromóvel fará a conexão entre os três terminais do Aeroporto de Guarulhos e a estação Aeroporto-Guarulhos, que tanto serve à Linha 13-Jade como à linha Expresso-Barra Funda, ambas operadas pela CPTM .
Leia também: Como ir de metrô e trem até o Aeroporto de Guarulhos pagando apenas R$ 5
Em substituição aos atuais ônibus gratuitos responsáveis pela transferência dos passageiros entre os três terminais do aeroporto e a estação, o People Mover promete agilizar o tempo de locomoção. De acordo com a empresa, o veículo deverá percorrer os 2,7 km de extensão até os Terminais 1, 2 e 3 em apenas seis minutos.
Atualmente, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, possui um aeromóvel em operação desde agosto de 2013. O Aeroporto de Guarulhos é o maior aeroporto da América Latina. Em 2019, o aeroporto registrou seu recorde de passageiros transportados: mais de 43 milhões de pessoas.
Todo o sistema Aeromóvel está sendo coordenado pelo consórcio AeroGRU, formado por quatro empresas especialistas nas áreas de tecnologia, construção, sistemas e infraestrutura: Aerom, Grupo HTB, FBS e a TS Infraestrutura.
Como o People Mover funciona?
O Sistema Aeromovel contará com três veículos com capacidade para transportar 200 passageiros cada. Um desses veículos operará em modo de reserva. A estimativa da empresa é a de levar cerca de 2 mil pessoas por hora. Cada viagem ocorrerá em intervalos de 6 minutos.
O People Mover irá funcionar em via elevada exclusiva. A tecnologia responsável pelo movimento dos carros baseia-se na propulsão pneumática, em que a pressão controlada do ar empurra os vagões. Essa dinâmica garante um transporte sustentável e eficiente entre os terminais do aeroporto.
Os veículos foram construídos por meio da parceria entre Aerom e Marcopolo e, diferentemente de outros sistemas de Automated People Mover (APM), não são movidos pelas suas rodas. O ar pressurizado é produzido por ventiladores instalados dentro das estações, acionados por motores elétricos. O ar ativa uma placa de propulsão fixada ao veículo, que se move por rodas de aço sobre trilhos ferroviários.
Além disso, os veículos contarão com ar-condicionado, conexão Wi-Fi, painéis de informações e sonorização ambiente.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários