Voltar
Inovação

Plataforma promove mobilidade urbana disruptiva

Connected Smart Cities & Mobility envolve diversos atores em prol de cidades sustentáveis, inovadoras e inclusivas

Foto: Heloisa Ballarini | Secom

16/02/2021 - 2 minutos, 57 segundos


mobilidade urbana
No Connected Smart Cities, serão apresentados indicadores de desenvolvimento dos municípios.

Parte fundamental no tema cidades inteligentes, a mobilidade urbana tem destaque especial no contexto de atuação da Necta, empresa responsável pela realização do Connected Smart Cities & Mobility, um dos principais eventos do segmento no País. Com espaço dedicado na plataforma, a pauta vem ampliando o alcance junto aos diversos públicos-alvo: governo, empresas, entidades e especialistas nacionais e internacionais, com o objetivo de revolucionar a mobilidade urbana no Brasil.

Leia mais:
Contratos de concessão podem ser dolarizados
Aplicativos colocam utilização de carro na ponta do lápis
Mobilidade urbana merece atenção especial de prefeitos e vereadores recém-empossados

“O nosso trabalho é fazer com que as inovações implementadas na mobilidade urbana em outros países sejam aplicadas no Brasil. Temos consciência de todos os desafios e, diariamente, criamos mecanismos facilitadores para aproximar os diversos atores e, claro, contextualizando com a realidade de cada região. Entendemos que, independentemente, da nossa vontade, trazer as novas tecnologias é mandatório, principalmente quando consideramos uma mobilidade que atenda às expectativas das pessoas e que gere menos impacto ao meio ambiente”, comenta Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Ela destaca, também, o papel do Poder Público nesse sentido. “É importante a criação de políticas mais efetivas com o objetivo de reduzir a poluição que, de acordo com um estudo recente da WRI Brasil, faz com que o País perca mais de 50 mil vidas por ano devido à má qualidade do ar. Assim, ao reunir os diversos segmentos, seja por meio das ações diretas da nossa plataforma, seja dos parceiros, ampliamos o debate e os resultados efetivos também”, completa Faria.

Mobilidade inclusiva

A executiva chama a atenção para a mobilidade inclusiva, que tem um papel social. “Esse tema precisa ser trabalhado como forma de acesso das pessoas aos vários meios de oportunidades, como trabalho, lazer e educação”, diz. Ela completa explicando que, no Connected Smart Cities & Mobility, são abordados os seguintes temas: mobilidade para as pessoas, ativa, compartilhada, veículos elétricos, data analytics, tendências, conectividade e integração. “Entendemos que a democratização e a inclusão do deslocamento nas cidades necessitam do envolvimento dos vários atores desse ecossistema”, finaliza.

Cooperação

As parcerias da organização com iniciativas para cidades têm gerado resultados positivos, além de promover o intercâmbio com outros países. Um exemplo é a cooperação com a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), que agrega mais de 30 instituições da indústria, Poder Público, sociedade civil e academia, com o papel de fomentar o desenvolvimento do setor no Brasil.

Evento nacional

A edição nacional do Connected Smart Cities & Mobility 2021 acontece em São Paulo (SP), entre 1o e 3 de setembro, e conta com fórum, exposição de empresas que fornecem tecnologias para as cidades e rodadas de conexões e negócios.
Será apresentado, também, o resultado do Ranking Connected Smart Cities, estudo sobre os indicadores de desenvolvimento dos municípios brasileiros, e do prêmio, que reconhece as melhores iniciativas para cidades.

Agenda pré-evento

Já a agenda pré-evento contempla as ações regionais em todas as capitais do País. Os encontros são virtuais e acontecem entre fevereiro e agosto, com início em Salvador (BA), em 23 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais.

  Em julho e agosto, também serão realizadas ações em diferentes locais da cidade de São Paulo. Os eventos, chamados “Pontos de Conexão CSCM”, serão transmitidos ao vivo. 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login