Pontos de ônibus recebem telhados verdes em Boston; saiba como funcionam

De acordo com a prefeitura, projeto será analisado durante três anos antes de ser replicado em outras regiões da cidade em maior escala. Foto: Divulgação/Prefeitura de Boston

09/10/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 55 segundos

A cidade de Boston recebeu 30 telhados verdes em pontos de ônibus nos Estados Unidos. A cobertura foi adicionada em paradas da Rota 28, uma das linhas de ônibus com mais usuários da cidade do Estado de Massachusetts. As plantas utilizadas são resistentes à seca e aumentam a retenção de águas das chuvas.

Leia também: Corredor verde fará a interligação entre o Metrô e as principais cidades do ABC

Os telhados verdes são coberturas vegetais em cima de edifícios ou, como neste caso, paradas de ônibus. A Autoridade de Transporte Público de Boston-Massachusetts (MBTA, na sigla em inglês), em parceria com organizações locais, adicionou plantas do tipo sedum, um gênero de suculenta cultivadas ao sol, resistentes ao calor e ao clima seco.

De acordo com a Prefeitura de Boston, as coberturas verdes também deverão absorver água da chuva, reduzindo o escoamento e impedindo a transferência de poluentes para o solo. Além disso, o governo local também espera que os jardins no teto ofereçam suporte a pássaros e polinizadores. Conforme a prefeitura local, esta é a maior instalação única de telhados verdes em abrigos de ônibus do país.

Telhados verdes na Rota 28

A Rota 28 é uma das três rotas gratuitas que conectam Boston a bairros como Mattapan, Roxbury e Dorchester. Segundo dados da gestão local, a Rota 28 é a linha mais popular do sistema MBTA de transporte e os bairros ao longo deste corredor são comumente impactados pelo calor extremo da região. A prefeitura também afirma que mais da metade dos passageiros dessas rotas estão classificados como de baixa renda.

“Esses telhados verdes em abrigos de ônibus não são apenas uma representação do progresso de Boston em sustentabilidade. Eles são uma solução prática e escalável para alguns dos desafios mais urgentes que enfrentamos como cidade”, disse a prefeita Michelle Wu.

Com a cobertura, a gestão espera oferecer paradas com mais sombras para os usuários, além de melhorar a qualidade do ar próximo às estradas, por exemplo. Conforme anunciado pela prefeitura, os dados do projeto serão avaliados durante três anos antes de poder ser replicado em outro locais e em dimensões maiores na cidade.