Projeto introduz Kwid E-Tech para motoristas por aplicativo

Kwid elétrico no lounge do Carrefour Giovanni Gronchi, em São Paulo. Segundo a Renault, a autonomia do carro é de 300 km. Foto: Paulo Cesar Brant Alvim

01/02/2023 - Tempo de leitura: 4 minutos, 33 segundos

Quem está acostumado a usar transporte de aplicativo na cidade de São Paulo poderá se deparar, em alguma viagem, com o Renault Kwid E-Tech. O modelo 100% elétrico faz parte de um projeto inédito voltado para a mobilidade elétrica, inaugurado em setembro de 2022.

A iniciativa foi criada graças à parceria da Mobilize (marca da Renault dedicada à mobilidade), Zarp Localiza, Uber, Carrefour Property, Raízen (licenciada da Shell no Brasil) e Tupinambá.

As empresas desenvolveram um ecossistema completo para atender os motoristas parceiros e passageiros. A Mobilize disponibilizou 80 Kwid elétricos, que estão rodando em São Paulo (confira mais detalhes na entrevista a seguir). Mais 120 unidades serão colocados nas ruas ao longo do ano. Os carros foram adquiridos pela Zarp Localiza, que, ao lado da Uber, selecionou os motoristas.

A Raízen se encarrega da instalação dos postos de recarga, cuja gestão será feita pela Tupinambá. Dois lounges já estão funcionando em dois hipermercados Carrefour na capital paulista: um na unidade Giovanni Gronchi (na Vila Andrade) e outro na loja Imigrantes, localizada na Av. Abrahão de Moraes.

“Queremos ser facilitadores nas etapas de consumo, inclusive na conveniência de utilizar uma estação de recarga em um ambiente seguro, bem localizado e onde o cliente poderá aproveitar o tempo para fazer compras”, explica Patrícia Lima, gerente comercial do Carrefour Property.

Ao longo do ano, mais 120 Kwid E-Tech farão parte do projeto. Foto: Paulo Cesar Brant Alvim

Economia semanal

Cada lounge possui duas estações de carregamento ultrarrápidas de 24 kW a 30 kW de potência, poltronas, tomadas para carregar o celular e Wi-Fi. A recarga é gratuita aos motoristas da Uber e clientes da Zarp Localiza, e custa R$ 1,90/kWh aos demais usuários.

“O conhecimento sobre a mobilidade elétrica estava muito disperso. Agora, esse ecossistema reunirá as informações com mais eficiência”, afirma Rodrigo Bastos, diretor da Zarp Localiza. “A parceria de grandes players da mobilidade terá condições de avaliar o desempenho do carro e beneficiar o meio ambiente e o motorista, que poderá aumentar sua renda.”

De fato, o projeto vem mexendo com o bolso dos profissionais. Fábio Bordim foi um dos motoristas da Uber selecionados pelo projeto. “Dirigir o Kwid E-Tech na minha jornada diária tem gerado uma economia semanal de R$ 350 a R$ 400, em comparação ao veículo com motor a combustão que eu tinha anteriormente”, depõe.

Emissão zero até 2040

Marco Cruz, diretor de desenvolvimento de negócios da Uber, também aplaude a parceria. “O caminho da sustentabilidade é como um esporte coletivo. Atuamos com outras empresas para conquistar os objetivos em conjunto, em um trabalho de equipe.”

Segundo Cruz, a Uber almeja zerar as emissões em suas operações até 2040. “Isso significa que, desde já, precisamos fomentar iniciativas para a energia limpa que tragam mais carros elétricos à nossa plataforma.”

Para Ana Kira, gerente de mobilidade elétrica da Raízen, “o propósito da parceria é redefinir o futuro da energia no País, liderando a transição energética, além de contribur com a descarbonização do setor automotivo.” Kira revela que, até março, 35 postos de recarga estarão implantados pela Raízen.

Nesse contexto, o trabalho do motorista da Uber, na hora de recarregar, é muito simples. “Por meio de nosso app, os usuários encontram o lounge mais próximo, verificam a disponibilidade de uso, em tempo real, desbloqueiam o carregador e realizam o pagamento. É tudo fácil e rápido”, diz Gustavo Gontijo, diretor de marketing e vendas da Tupinambá.

Ricardo Mendes
CEO da Mobilize

“Todas as iniciativas de descarbonização nos interessam”

Por que a Mobilize decidiu entrar no projeto?

Ricardo Mendes: Começamos a discutir a ideia com a Zarp Localiza, em meados de 2022, porque todo projeto visando a descarbonização nos interessa. O mercado de motoristas por aplicativo vem crescendo demais e ele é um personagem importante da transição energética brasileira.

Quais resultados esperar dessa iniciativa?

Mendes: Depois de construir um ecossistema que viabilizou o projeto, com a participação dos parceiros em suas áreas de atuação, a Mobilize disponibilizou os Kwid E-Tech para a Zarp Localiza, por meio do serviço Renault On Demand. Todas as ideias só puderam sair do papel graças a esse ecossistema. A execução foi rápida, e teremos uma série de informações sobre os hábitos de uso dos motoristas com o Kwid E-Tech, nos dando a oportunidade de criar novas soluções.

Os Kwid E-Tech passaram por alguma adaptação para atender os motoristas da Uber?

Mendes: A Zarp Localiza instalou uma telemetria nos carros, a fim de conhecer seus hábitos de utilização. Se o local em que ele está é seguro, horários mais frequentes de uso, a região onde mais dirige e rotinas de recarga. Queremos aproveitar esse volume de dados e o feedback dos profissionais para melhorar ainda mais os serviços.

Por que o Kwid elétrico foi o modelo da Renault escolhido?

Mendes: Trata-se de um compacto racional, que oferece ao usuário uma experiência de dirigir agradável e positiva. Não há a menor dificuldade para fazer a recarga doméstica nele, basta o motorista ter em casa uma tomada de 220 V. Se necessário, executamos as adaptações necessárias na residência. O modelo tem se mostrado muito bem- sucedido para pessoa física e empresas.