Saiba como será o túnel subaquático planejado em Santa Catarina
Projeto também inclui mudanças no transporte público e na micromobilidade entre as 11 cidades envolvidas
Um túnel subaquático entre as cidades de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina, está em processo de elaboração. O empreendimento é fruto do Projeto de Mobilidade Integrada da Foz do Rio Itajaí (Promobis), que envolve 11 cidades da região. O túnel terá 548 metros sob o Rio Itajaí-açu, com faixas exclusivas para ônibus, para ciclistas e caminhos apenas para pedestres.
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Conforme o projeto, o túnel terá 29 metros de profundidade, com um calado livre para navegação de 13 metros. A composição total da estrutura será dividida em três partes. Duas delas serão externas, com faixas de tráfego incluindo a via exclusiva para ônibus. A terceira célula, a central, terá uma estrutura própria para ciclistas e pedestres, com ciclovia e corredores caminháveis.
O projeto considera um prazo de sete anos para a entrega de todas as obras concluídas. “Começando as obras em 2025, em 2032 estaremos com o sistema completamente operante”, afirma João Luiz Demantova, responsável técnico pelo Promobis.
Atualmente, a conexão entre as cidades é feita com ferryboats que cruzam o rio. Mas, pelo próprio modelo do serviço com capacidade limitada, o cruzamento enfrenta grandes filas e longos tempos de espera entre um ponto e outro. “É um problema muito complexo, principalmente quando tem algum obstáculo na BR-101, porque os carros começam a desviar por dentro da cidade para atravessar”, explica Demantova.
“Como acontece em outras grandes regiões metropolitanas, as pessoas residem em um município e acabam, por exemplo, trabalhando em outro”, explica. Segundo o diretor, a região é marcada pela conurbação das cidades, que gera deslocamentos intermunicipais cotidianamente, também afetando as vias de tráfego na região.
Investimentos
O orçamento previsto para a execução do projeto e implantação das obras é de U$ 120 milhões, cerca de R$ 780 milhões em conversão atual, apenas do setor público. Desde 2021, o Banco Mundial também passou a financiar o projeto.
De acordo com João Luiz Demantova, o ciclo dentro do Banco Mundial tem seis fases e o projeto se encontra na quarta etapa. “Na quarta fase já estamos com as minutas contratuais prontas, negociadas e aprovadas pelo banco, pelo governo federal – que é o garantidor de toda operação de crédito externo -, e pelo mutuário, que é o consórcio intermunicipal”, explica.
Conforme o responsável técnico pelo projeto, o financiamento do Banco acontece depois deste fluxo. “Assinado o financiamento, que deve acontecer até março ou abril deste ano, nós esperamos que até maio ou junho, já estejamos em processo de execução dos projetos”, afirma.
Projeto de mobilidade
A construção do túnel submerso é a segunda das três ações envolvidas no grande projeto de mobilidade urbana proposto pelo Cimamfri. Além do túnel, o Promobis pretende implementar o Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR) e o plano de Mobilidade Ativa e Micromobilidade Elétrica em Balneário Camboriú (Mobilidade BC).
O STCR, por exemplo, está projetado para funcionar como um sistema de transporte tronco alimentado, composto por 3 subsistemas e 2 linhas pontuais. Os municípios deverão fazer os sistemas alimentadores. De acordo com Demantova, o sistema central já deverá começar na modalidade de BRT desde o início da implantação, com veículos elétricos. A frota prevista contém 70 ônibus e também se beneficiaria das faixas exclusivas presentes no túnel submerso.
Já para o plano Mobilidade BC, o projeto prevê desenvolver uma série de obras de urbanização de vias, construção de ciclovias, implementação de uma infraestrutura de eletromobilidade e desapropriações pela cidade. Conforme o texto, o objetivo final é incentivar os deslocamentos a pé, de bicicleta e de veículos elétricos leves, como patinetes e bicicletas.
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