A Scania vai passar a oferecer locação de caminhões no Brasil. De acordo com a marca, o lançamento do novo serviço será na Fenatran. A 23ª edição da feira, considerada como a maior do setor na América Latina, ocorrerá de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. O credenciamento para o evento é grátis e já está disponível.
De acordo com informações da Scania, o novo serviço visa facilitar a renovação de frota. O momento é apropriado. Isso porque os preços dos caminhões novos vão subir, em média, 20% a partir de 2023. Em janeiro, entram em vigor as novas regras de controle de emissões de poluentes. O chamado Proconve P8 é equivalente ao europeu Euro 6.
A empresa informa que, na fase inicial, vai oferecer caminhões com motores a diesel que já estão em conformidade com a nova legislação. Além disso, a gama de modelos com motores a gás também poderá ser alugada. Assim, a expectativa é de que os demais produtos da marca serão incluídos no programa de locação futuramente.
Seja como for, a Scania não está sozinha. Recentemente a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Volvo anunciaram o lançamento desse serviço no Brasil. Além disso, a Iveco revelou que vai entrar no segmento em breve. Assim, a marca italiana também deve lançar esse tipo de solução na Fenatran.
Segundo o diretor-geral das operações comerciais da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, a locação de caminhões está crescendo no País. “Portanto, a Scania não poderia ficar de fora”, diz. De acordo com ele, está havendo uma mudança no perfil dos empresários do setor de transporte no País.
Conforme o executivo, na Europa o aluguel, por meio de leasing operacional, existe há mais de 30 anos. ?Naquele continente, temos mais de 6 mil caminhões locados.” Com base nessa experiência, a filial brasileira da marca resolveu apostar no segmento. “A própria Scania será responsável pela administração do negócio?, explica Munhoz.
Porém, a marca não terá apenas caminhões. De acordo com Munhoz, a ideia é oferecer serviços juntamente com a locação. Entre eles, estão soluções financeiras e pacotes de conectividade. Bem como programas de manutenção e assistência técnica 24 horas.
Segundo o executivo, não há um número mínimo de caminhões por contrato. Inicialmente, os prazos de locação vão de 24 a 60 meses. Além disso, o interessado vai poder alugar o implemento. “Estamos falando de uma solução realmente personalizada e completa.?
De acordo com Munhoz, o novo serviço poderá ser contrato nas concessionárias da Scania. ?Contaremos com o suporte dos grupos econômicos que representam a Scania em todo o País”, afirma.