A mobilidade urbana tem impacto direto na qualidade de vida e no direito de ir e vir das pessoas. Entretanto, esse processo pode ser árduo se não houver condições favoráveis para a circulação dos cidadãos nos espaços compartilhados.
Para a discussão dos desafios da mobilidade e do futuro das cidades, a plataforma Connected Smart Cities, em parceria com o caderno Mobilidade, do Estadão, idealizou o Parque de Mobilidade Urbana (PMU). A 2ª edição do evento será realizada entre os dias 22 e 24 de junho, no Memorial da América Latina, na capital paulista.
Dentro da programação, os participantes poderão usufruir de palestras temáticas, diálogos abertos, exposição de produtos, serviços e tecnologias, entre outras atividades. Todas as ações têm o intuito de proporcionar experiências imersivas no universo da mobilidade.
O PMU oferecerá, também, espaços para a realização de experimentações interativas, como test drive de carros híbridos, promovido pela empresa automotiva Stellantis, além de áreas de interação com bicicletas que refletem os princípios ESG.
O evento contará, também, com apresentações de iniciativas empreendedoras e socioambientais, como os projetos Viver de Bike, Bikeatona, Bike Arte, Pedala Macaé e Rodinha Zero, todos do Instituto Aromeiazero.
“Vamos apresentar ao público iniciativas que conectam diferentes esferas urbanas. É importante debater e promover esses programas para mais cidades e empresas que buscam fazer a diferença”, destaca Murilo Casagrande, diretor do Instituto Aromeiazero.
Também serão promovidas atividades interativas pelo projeto Bike Anjo, que ensina as pessoas a guiarem a bicicleta com segurança, e pelo aplicativo móvel Rádio Ônibus, pioneiro no Brasil e no mundo na missão de transmitir notícias, curiosidades e novidades do setor de transporte coletivo ao público.
Trilhas
Confira, a seguir, alguns dos eixos temáticos das conferências: