Suzuki mostra Burgman elétrica com baterias intercambiáveis

E-Burgman terá motor elétrico de 4,0 kW e autonomia para cerca de 50 quilômetros, segundo a Suzuki. Foto: Divulgação/Suzuki

31/03/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 44 segundos

A Suzuki, finalmente, apresentou a Burgman elétrica. Batizada de e-Burgman, a versão elétrica da famosa scooter usará baterias intercambiáveis da Gachaco, joint venture formada pelas quatro grandes japonesas (Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha). A Suzuki iniciará os testes com oito unidades da sua scooter elétrica nos arredores de Tóquio já no mês de abril.

O objetivo o experimento, segundo a Suzuki, é avaliar e entender o funcionamento da scooter Burgman elétrica. Os testes acontecerão na área de Jonan, em Tóquio, onde as estações de troca de baterias da Gachaco estão instaladas.

e-Burgman usará as baterias da Gachaco, joint venture formada pelas quatro grandes fabricantes japonesas. Foto: Divulgação/Honda

Através dos testes, a Suzuki pretende coletar dados sobre o uso das motos elétricas no dia a dia. No início de fevereiro, a fabricante japonesa anunciou seus planos de descarbonização, focando em motos para os deslocamento diários. De acordo com a marca, os testes, que acontecem até junho, levarão ao desenvolvimento de motocicletas elétricas mais eficientes no futuro.

Como será a e-Burgman

A Suzuki também revelou dados técnicos da versão elétrica da Burgman. A e-Burgman terá praticamente as mesmas dimensões da versão Street da scooter, vendida na Ásia e na Europa.

Com o mesmo porte de uma scooter de 125 cc, a e-Burgman terá peso de 147 kg, enquanto o assento ficará a 780 mm do solo. Em resumo, trata-se de um modelo voltado para o uso urbano.

Com 147 kg e assento baixo, e-Burgman será scooter para uso urbano

A e-Burgman usará um motor elétrico com 4,0 kW de potência, o equivalente a cerca de 6 cv. De acordo com a Suzuki, a autonomia da bateria será de 50 quilômetros, a uma velocidade constante de 60 km/h.

Por enquanto, haverá apenas oito unidades da Burgman elétrica em testes. Contudo, a Suzuki já prometeu sua primeira moto elétrica para 2024, ou seja, após os testes finais, a Burgman elétrica deverá começar a ser produzida.