Suzuki mostra Burgman elétrica | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor, Scooters

Buscando sugestões para:


Publicidade

Suzuki mostra Burgman elétrica com baterias intercambiáveis

Por: Arthur Caldeira . 31/03/2023
Mobilidade para quê?

Suzuki mostra Burgman elétrica com baterias intercambiáveis

Batizada de e-Burgman, versão elétrica da famosa scooter entrará em fase de testes no Japão; modelo deve chegar ao mercado no ano que vem

1 minuto, 44 segundos de leitura

31/03/2023

Por: Arthur Caldeira

Suzuki Burgman elétrico
E-Burgman terá motor elétrico de 4,0 kW e autonomia para cerca de 50 quilômetros, segundo a Suzuki. Foto: Divulgação/Suzuki

A Suzuki, finalmente, apresentou a Burgman elétrica. Batizada de e-Burgman, a versão elétrica da famosa scooter usará baterias intercambiáveis da Gachaco, joint venture formada pelas quatro grandes japonesas (Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha). A Suzuki iniciará os testes com oito unidades da sua scooter elétrica nos arredores de Tóquio já no mês de abril.

O objetivo o experimento, segundo a Suzuki, é avaliar e entender o funcionamento da scooter Burgman elétrica. Os testes acontecerão na área de Jonan, em Tóquio, onde as estações de troca de baterias da Gachaco estão instaladas.

estação de troca de baterias Gachaco
e-Burgman usará as baterias da Gachaco, joint venture formada pelas quatro grandes fabricantes japonesas. Foto: Divulgação/Honda

Através dos testes, a Suzuki pretende coletar dados sobre o uso das motos elétricas no dia a dia. No início de fevereiro, a fabricante japonesa anunciou seus planos de descarbonização, focando em motos para os deslocamento diários. De acordo com a marca, os testes, que acontecem até junho, levarão ao desenvolvimento de motocicletas elétricas mais eficientes no futuro.

Como será a e-Burgman

A Suzuki também revelou dados técnicos da versão elétrica da Burgman. A e-Burgman terá praticamente as mesmas dimensões da versão Street da scooter, vendida na Ásia e na Europa.

Com o mesmo porte de uma scooter de 125 cc, a e-Burgman terá peso de 147 kg, enquanto o assento ficará a 780 mm do solo. Em resumo, trata-se de um modelo voltado para o uso urbano.

e-Burgman
Com 147 kg e assento baixo, e-Burgman será scooter para uso urbano

A e-Burgman usará um motor elétrico com 4,0 kW de potência, o equivalente a cerca de 6 cv. De acordo com a Suzuki, a autonomia da bateria será de 50 quilômetros, a uma velocidade constante de 60 km/h.

Por enquanto, haverá apenas oito unidades da Burgman elétrica em testes. Contudo, a Suzuki já prometeu sua primeira moto elétrica para 2024, ou seja, após os testes finais, a Burgman elétrica deverá começar a ser produzida.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login