Tecnologia ajuda na formação de condutores

Dicas e conteúdos sobre pilotagem segura já alcançaram mais de 30 milhões de visualizações, no Portal Harmonia no Trânsito, da Honda. Foto: Divulgação Honda

21/09/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos, 20 segundos

A tecnologia foi fundamental para manter as pessoas “conectadas” durante a pandemia. Não apenas pelas chamadas de vídeo e encontros virtuais entre amigos mas também em aulas e cursos online. Porém, a aplicação da tecnologia já é uma realidade na formação de condutores, no Brasil, há alguns anos.

As ferramentas, aplicadas nas aulas teóricas e práticas, contribuem para que os futuros motoristas e motociclistas absorvam o conteúdo e aprendam a dirigir um automóvel ou pilotar uma moto com mais responsabilidade e segurança.

Um bom exemplo é o simulador, cada vez mais inserido na formação de motoristas. Nesse caso, a tecnologia auxilia o aluno a ir mais preparado às aulas práticas nas ruas da cidade.

“O simulador de direção veicular é uma ferramenta que contribui para o preparo dos motoristas na etapa de aprendizagem e no aperfeiçoamento de técnicas específicas, oferecendo maior confiança e segurança ao condutor”, afirma Sheila Borges, diretora de produtos da ProSimulador. “A tecnologia beneficia a sociedade como um todo, pois tem papel fundamental em uma formação completa, reduzindo imperícia e imprudência e preparando melhor o motorista”, completa.

Durante a pandemia, também foram criadas salas de aulas virtuais como uma solução oferecida aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para atender os alunos e manter o fluxo nas autoescolas. “Quando falamos de cursos teóricos e técnicos na modalidade EAD, que requerem tecnologia, focamos nos melhores objetos de aprendizagem para o ensino e preparo do motorista”, afirma Pamela Diez, especialista de produtos da Procondutor, empresa que desenvolveu a plataforma da Sala de Aula Digital. 

Websérie com dicas para motociclistas

Desde 1998, a Honda mantém um Centro Educacional do Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP). Ao longo desses mais de 20 anos, já abriu outras duas unidades do CETH, uma em Recife (PE) e outra em Manaus (AM). Por meio de treinamentos, palestras e ações de test ride, as três unidades, juntas, já atenderam, presencialmente, um público de mais de 350 mil pessoas. 

Mas a empresa também disponibiliza conteúdo online que já alcançou mais de 30 milhões de visualizações, contabiliza Leonardo Almeida, gerente dos CETHs. “Temos o Portal Harmonia no Trânsito, um site com diversos conteúdos gratuitos sobre pilotagem segura. Pelo portal, é possível conferir vídeos e apostilas a respeito de diversos temas como frenagem, curvas, entre outros”, explica.

Em 2020, a Honda estreou a websérie Embaixador no Comando, apresentada pelo piloto e embaixador da marca, Leandro Mello, ao lado de outros atletas das equipes de corrida da montadora. A série já soma 14 vídeos, em quase dois anos, e traz dicas práticas de pilotagem para orientar motociclistas novatos e até os mais experientes.

A fábrica japonesa também utiliza um simulador de pilotagem em seus treinamentos, voltados a empresas e órgãos públicos, e em eventos itinerantes Brasil afora. Criado no Japão, o aparelho simula situações reais no trânsito para ensinar conceitos de pilotagem defensiva.

Palestras online gratuitas

Outra marca de motocicletas japonesa investiu no formato online para levar dicas de pilotagem aos motociclistas. Em julho, a Yamaha Riding Academy (academia de pilotagem Yamaha) criou um site, em que há 40 vídeos hospedados, com dicas do time de profissionais da academia. 

Segundo a marca, a ideia já existia antes mesmo da pandemia, com o objetivo de suprir os instrutores YRA, da Rede Yamaha, com informações de pilotagem para que eles disseminassem os ensinamentos a seus clientes. Os vídeos tratam de temas variados, como frenagem, posicionamento na motocicleta, quais os cuidados ao se utilizar o corredor, condução com garupa e até mesmo planejamento de viagem.

Além disso, os instrutores YRA da montadora e dos concessionários estão realizando diversas palestras online, gratuitas e disponíveis a clientes de qualquer marca. A agenda de novas palestras estará aberta, em breve, no site do YRA.