A tecnologia foi fundamental para manter as pessoas “conectadas” durante a pandemia. Não apenas pelas chamadas de vídeo e encontros virtuais entre amigos mas também em aulas e cursos online. Porém, a aplicação da tecnologia já é uma realidade na formação de condutores, no Brasil, há alguns anos.
As ferramentas, aplicadas nas aulas teóricas e práticas, contribuem para que os futuros motoristas e motociclistas absorvam o conteúdo e aprendam a dirigir um automóvel ou pilotar uma moto com mais responsabilidade e segurança.
Um bom exemplo é o simulador, cada vez mais inserido na formação de motoristas. Nesse caso, a tecnologia auxilia o aluno a ir mais preparado às aulas práticas nas ruas da cidade.
“O simulador de direção veicular é uma ferramenta que contribui para o preparo dos motoristas na etapa de aprendizagem e no aperfeiçoamento de técnicas específicas, oferecendo maior confiança e segurança ao condutor”, afirma Sheila Borges, diretora de produtos da ProSimulador. “A tecnologia beneficia a sociedade como um todo, pois tem papel fundamental em uma formação completa, reduzindo imperícia e imprudência e preparando melhor o motorista”, completa.
Durante a pandemia, também foram criadas salas de aulas virtuais como uma solução oferecida aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para atender os alunos e manter o fluxo nas autoescolas. “Quando falamos de cursos teóricos e técnicos na modalidade EAD, que requerem tecnologia, focamos nos melhores objetos de aprendizagem para o ensino e preparo do motorista”, afirma Pamela Diez, especialista de produtos da Procondutor, empresa que desenvolveu a plataforma da Sala de Aula Digital.
Desde 1998, a Honda mantém um Centro Educacional do Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP). Ao longo desses mais de 20 anos, já abriu outras duas unidades do CETH, uma em Recife (PE) e outra em Manaus (AM). Por meio de treinamentos, palestras e ações de test ride, as três unidades, juntas, já atenderam, presencialmente, um público de mais de 350 mil pessoas.
Mas a empresa também disponibiliza conteúdo online que já alcançou mais de 30 milhões de visualizações, contabiliza Leonardo Almeida, gerente dos CETHs. “Temos o Portal Harmonia no Trânsito, um site com diversos conteúdos gratuitos sobre pilotagem segura. Pelo portal, é possível conferir vídeos e apostilas a respeito de diversos temas como frenagem, curvas, entre outros”, explica.
Em 2020, a Honda estreou a websérie Embaixador no Comando, apresentada pelo piloto e embaixador da marca, Leandro Mello, ao lado de outros atletas das equipes de corrida da montadora. A série já soma 14 vídeos, em quase dois anos, e traz dicas práticas de pilotagem para orientar motociclistas novatos e até os mais experientes.
A fábrica japonesa também utiliza um simulador de pilotagem em seus treinamentos, voltados a empresas e órgãos públicos, e em eventos itinerantes Brasil afora. Criado no Japão, o aparelho simula situações reais no trânsito para ensinar conceitos de pilotagem defensiva.
Outra marca de motocicletas japonesa investiu no formato online para levar dicas de pilotagem aos motociclistas. Em julho, a Yamaha Riding Academy (academia de pilotagem Yamaha) criou um site, em que há 40 vídeos hospedados, com dicas do time de profissionais da academia.
Segundo a marca, a ideia já existia antes mesmo da pandemia, com o objetivo de suprir os instrutores YRA, da Rede Yamaha, com informações de pilotagem para que eles disseminassem os ensinamentos a seus clientes. Os vídeos tratam de temas variados, como frenagem, posicionamento na motocicleta, quais os cuidados ao se utilizar o corredor, condução com garupa e até mesmo planejamento de viagem.
Além disso, os instrutores YRA da montadora e dos concessionários estão realizando diversas palestras online, gratuitas e disponíveis a clientes de qualquer marca. A agenda de novas palestras estará aberta, em breve, no site do YRA.