Tecnologia é aliada da mobilidade segura e da gestão de frotas

Um dos novos recursos disponíveis é a telemetria, conjunto de sensores e câmeras que fornecem dados relevantes para a gestão de frotas. Foto: Adobe Stock

02/05/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 54 segundos

A tecnologia ajuda a salvar vidas. Essa constatação se aplica a vários setores da sociedade, e com a mobilidade não é diferente. Um dos recursos mais importantes nesse sentido é a telemetria, conjunto de sensores e câmeras que fornecem dados relevantes para a gestão de frotas, incluindo a identificação de comportamentos de risco – a exemplo de proximidade com outros veículos, frenagens bruscas e uso de celular ao volante.

“Dispor desses dados ajuda as empresas a desenvolver estratégias de conscientização dos seus profissionais sobre a importância da direção consciente”, diz Julio Cesar Meneghini, gerente de Marketing e Produtos da Arval BNP Paribas Group, empresa especialista em soluções de mobilidade e líder na Europa em terceirização de frotas corporativas, com mais de 1,7 milhão de veículos operando nos clientes em 29 países.

A telemetria, uma das possibilidades oferecidas pela Arval dentro do serviço de Full-Service Leasing para frotas leves, tem uma importância especialmente significativa no Brasil. Aqui, os gestores de frota convivem com um nível de preocupação acima da média no que diz respeito à segurança no trânsito – é o que revelou uma recente pesquisa global realizada pelo Observatório de Mobilidade da Arval com organizações de diferentes setores e portes.

Diante do questionamento sobre o principal desafio atual da gestão de frotas, “Induzir direção responsável entre os colaboradores” foi a resposta mais apontada pelos 300 representantes brasileiros ouvidos, com 19% das menções. Em âmbito global, a mesma resposta foi apontada por 12% dos entrevistados, o que a tornou apenas a quarta maior preocupação – a adoção de combustíveis alternativos ficou em primeiro lugar, com 15% das respostas na amostra global.

Autonomia e sustentabilidade

Além da terceirização da frota, decisão que permite ao cliente ter melhores condições de dedicação às atividades-fim do negócio, a Arval trabalha também para aprimorar a qualidade da gestão de pessoas. Para isso, sugere a implantação de uma política de mobilidade baseada na oferta aos colaboradores de opções diversificadas de deslocamento.

“Criar uma boa política de mobilidade é uma estratégia eficaz para contemplar as expectativas por mais flexibilidade e autonomia, ressaltadas depois da pandemia”, observa Carolina Lanna, Coordenadora de Produtos da Arval BNP Paribas. “Deslocamentos mais confortáveis certamente contribuem para aumentar o bem-estar dos profissionais, tanto no aspecto físico quanto mental, resultando em satisfação e retenção”, destaca.

A diversificação das ofertas de opções de deslocamento se materializa pela criação de um orçamento anual de mobilidade, o que permite a cada colaborador escolher os meios de transporte mais adequados para suas necessidades e preferências. Trata-se de uma alternativa à tradicional abordagem “uma opção para todos”, que envolve opções estanques, como vale-transporte ou ônibus fretado com horário fixo.

Na metodologia adotada pela Arval, o colaborador administra seus deslocamentos por meio do Cartão Mobilidade – aplicativo pré-pago carregado pela empresa com um crédito mensal e que permite acessar e pagar uma variedade de serviços de transporte e mobilidade, como transporte público com o bilhete único, táxis, carros por aplicativos, fretados, bicicletas compartilhadas, entre outras opções.

Ao mesmo tempo em que proporciona esse serviço aos colaboradores, a empresa pode adotar práticas que ajudam a ampliar o portfólio de alternativas, como o incentivo a caronas solidárias e o compartilhamento de carros. Outra linha de ação importante é a adaptação na infraestrutura, com a instalação de bicicletários e de estações de recarga de veículos e bicicletas elétricos, entre várias outras providências possíveis para impulsionar a micro mobilidade e a mobilidade compartilhada.

Esse conjunto de soluções gera uma experiência fluida e eficiente, que permite contemplar as variáveis cada vez mais complexas em termos de horários e dias de trabalho presencial. “Outro benefício é promover uma mobilidade mais sustentável, parte do compromisso da Arval em ajudar os clientes a reduzir e mensurar as emissões de carbono nas jornadas dos times”, ressalta Carolina.

Principais desafios esperados pelos gestores de frota

DesafioBrasil (%)Mundo (%)
Induzir direção responsável entre os colaboradores1912
Ajustes para novas formas de trabalho1610
Adaptação a políticas de redução de petróleo e diesel1514
Mitigar custos totais da posse de veículos1213
Adaptação ao modelo de vendas de carro119
Implementação de outras soluções de mobilidade118
Adoção de combustíveis alternativos1015
Administrar tempo de entrega511
Adaptação às restrições de emissões010
Fonte: Fleet and Mobility Barometer 2024 – Global Reporter/ Arval Mobility Observatory