Toyota desenvolve banco para motorista se exercitar enquanto dirige

De acordo com os pesquisadores, o assento tecnológico consegue ativar músculos de todo o corpo, para além da região pélvica. Foto: Divulgação/Toyota
Erick Souza
23/07/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 49 segundos

A Toyota está desenvolvendo um assento para carros que permite realizar exercícios ainda sentado. A inovação da fabricante japonesa consiste em um banco irregular que consegue tensionar e relaxar os músculos, mesmo sentado.

Leia também: Híbrido de bicicleta e carro tem cobertura e pode acomodar até três pessoas

Conforme apresentado pela própria empresa, um dos três pilares de suporte do assento é mais curto que os outros, fazendo com que o banco fique levemente inclinado quando uma pessoa está sentada. Além disso, todos os três suportes também giram, alterando a direção da inclinação, para ativar músculos.

“Depois de 20 minutos sentado, você começa a se sentir um pouco fatigado. Isso é um sinal de que você está usando músculos que normalmente não recebem muita atenção”, explica a empresa. De acordo com a fabricante, o efeito é semelhante ao das bolas de equilíbrio usadas para treinamento do core. O “core” é o nome popular do conjunto de músculos localizados na região do abdômen.

“Mas, enquanto uma bola de equilíbrio se inclina em uma única direção e permanece ali, esta cadeira gira automaticamente 360 ​​graus, mantendo o usuário em movimento constante sem que ele perceba”, afirma a montadora em material de divulgação.

Exercício no carro

Segundo a Toyota, os pesquisadores da fabricante compararam a atividade muscular entre alguém sentado em uma cadeira de assento fixo e em uma cadeira giratória inclinada. Nesta análise, eles descobriram que, em um assento inclinado, a ativação dos músculos era maior em todo o corpo.

Diferentemente de rotinas de treinamento tradicional, a nova cadeira pretende aumentar a coordenação muscular e fortalecer músculos sem precisar de esforço consciente. Além disso, a inovação também promete amenizar dores na lombar, pela sua inclinação móvel não convencional.

Em um projeto anterior, a Toyota havia desenvolvido uma cadeira exclusiva de reabilitação para idosos, acionada por pedal. A inovação levava em consideração pacientes idosos que passam muito tempo sentados, sem realizar atividades físicas.