Túnel Santos-Guarujá: governo divulga data de leilão

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Túnel Santos-Guarujá: governo divulga data de leilão

Por: Isabel Lima . Há 3 dias
Inovação

Túnel Santos-Guarujá: governo divulga data de leilão

Governo do Estado de São Paulo e União formalizaram convênio; túnel será maior empreendimento submerso da América Latina

2 minutos, 18 segundos de leitura

15/02/2025

Tunel-Imerso-Santos-Guaruja
Maior túnel imerso do Brasil deve custar R$ 6 bilhões aos cofres públicos. Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Com a formalização do convênio entre o governo do Estado de São Paulo e o governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a construção do túnel Santos-Guarujá deve sair do papel. Conforme divulgado no dia 12 de fevereiro, a publicação do edital com documentos da obra submersa acontece no dia 27. Porém, o leilão deve ocorrer apenas no dia 1º de agosto. 

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O investimento previsto para a construção do maior empreendimento submerso da América Latina é de R$ 6 bilhões. Além de ser destaque no continente, este será o primeiro túnel submerso do Brasil e a maior obra de infraestrutura do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Além disso, o túnel submerso faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), com a participação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos (APS).

Túnel Santos-Guarujá

De acordo com o governo do Estado de São Paulo, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as margens de Santos e Guarujá utilizando balsas e catraias. Somado a isso, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres percorrem o trajeto. Por terra é necessário rodar 40 km.

Como resultado da nova estrutura, o tempo de viagem cai para poucos minutos, reduzindo filas e otimizando o fluxo logístico do Porto de Santos. Para isso, o túnel vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. 

Conforme o governo, a estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros embaixo do mar. Também está previsto três faixas de rolamento por sentido, uma delas para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O túnel também terá acesso para travessia de pedestres e ciclistas.

Obras do túnel submerso

Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Conforme o PPI-SP, o estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada para o túnel é no centro do canal. Para isso, está prevista a construção de seis módulos de concreto pré-moldados em uma doca seca. Em seguida, os módulos serão “mergulhados” na água para o teste de vedação e impermeabilidade. 

Depois de prontas, as partes serão transportadas por flutuação até o local onde o túnel será instalado no fundo do leito oceânico. 

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