Desde o lançamento da tecnologia no Brasil, o pedágio free flow cresceu 160%. O levantamento realizado a partir do trecho da BR-101 também identificou o crescimento do conhecimento sobre a tecnologia em 29%. O estudo ouviu motoristas da Região Metropolitana de São Paulo e das cidades do entorno da rodovia.
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A Rio-Santos, como é conhecida a BR-101, foi a primeira rodovia a receber o free flow no país, em 31 de março de 2023. A pesquisa desenvolvida pelo Sem Parar apontou para um aumento de 160% do uso desde o início da operação. Para comparação, em abril de 2023, apenas um mês após o início da operação do free flow, 5% dos motoristas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) utilizaram a tecnologia.
Segundo a pesquisa, atualmente, 38,6% dos motoristas da região afirmam conhecer sobre a tecnologia contra 30% em 2023. O Sem Parar entrevistou 1067 clientes da RMSP e Região Metropolitana da Baixada Santista, entre os dias 4 e 14 de março.
O sistema Free Flow aqui no Brasil está sob a responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a CCR Rio/SP. Os pórticos estão instalados em trechos da BR-101, em Paraty (km 538), em Mangaratiba (km 447) e em Iguati (km 414).
O pagamento sem cancela ocorre através de estruturas com câmeras, sensores e antenas que conseguem identificar e classificar o veículo por categoria, através da tag no para-brisa ou da placa do veículo. Um relatório do sandbox com a ANTT, divulgado em dezembro de 2023, informou que 68% das transações de pedágio no free flow na Rio-Santos foram realizados com uma tag de pagamento automático.