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Primeiro Free Flow começa a funcionar no Brasil  

Por: Redação do Estradão . 08/02/2023
Inovação

Primeiro Free Flow começa a funcionar no Brasil  

Os pórticos do pedágio sem cancela estão em operação em três pontos da Rio-Santos (BR-101)

2 minutos, 48 segundos de leitura

08/02/2023

Por: Redação do Estradão

Pórtico localizado na Rodovia Rio-Santos, próximo à cidade de Itaguaí (RJ). Foto: Divulgação CCR

Começou a funcionar, na segunda-feira dia 30 de janeiro, o primeiro pedágio sem cancela do Brasil. O sistema chamado Free Flow está sob a responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a CCR Rio/SP. Os pórticos estão instalados em trechos da BR-101 (Rio-Santos), em Paraty (km 538), em Mangaratiba (km 447) e em Iguati (km 414).

De acordo com a ANTT, neste mês de fevereiro, serão feitas análises de fluxo e de passagens com tags ou placas de veículo. E sem nenhuma cobrança. Somente após eventuais ajustes nos equipamentos, o que deve acontecer em março, haverá o início das cobranças. Como o Free Flow elimina as praças de pedágio, a cobrança é feita por leitura via câmera.

Segundo a CCR Rio-SP, o sistema agiliza o fluxo de veículos – daí o nome, em inglês, Free Flow, que significa “fluxo livre”. De acordo com a empresa austríaca Kapsch TrafficCom, responsável por trazer a tecnologia ao País, a vantagem do pedágio sem cancela é a inexistência de barreiras. Além disso, haverá redução no consumo de combustível dos veículos e consequente redução de emissões de poluentes.

“Queremos melhorar cada vez mais a mobilidade nas estradas”, diz Ramiro Virreira, vice-presidente da Kapsch para a região – empresa que participou da implantação dessa solução em países como o Chile e o Equador.

Na prática

Virreira lembra que o sistema está amplamente estabelecido na Europa, nos Estados Unidos, na Austrália e em alguns países da Ásia. Segundo o executivo, nesses locais, praticamente, já não existem cabines de pedágio.

Conforme a Kapsch, o sistema utiliza pórticos nas estradas. Essas estruturas têm câmeras, sensores e antenas que conseguem identificar e classificar o veículo por categoria. Essa leitura é feita por meio de tag no para-brisa ou da placa do veículo.

No primeiro caso, o preço do pedágio é cobrado na fatura da operadora da tag. Porém, é possível oferecer descontos no caso de usuários frequentes. Além disso, todos os veículos com tag terão desconto de 5% na tarifa de pedágio pelo uso do dispositivo. 

Veículos leves terão vantagem adicional com desconto progressivo a partir da segunda até a 30ª passagem no mesmo local e sentido, dentro do mesmo mês. Os descontos irão variar de 5% a 70%, de acordo com a empresa.

Leitura por placa

Para veículos sem tag, o pagamento da tarifa poderá ser feito por PIX ou por meio de outros aplicativos, como WhatsApp Chatbot, App ou portal da concessionária na internet. De acordo com a CCR, os valores das tarifas ainda não foram divulgados. Conforme a concessionária, isso é atribuição da ANTT.

“A Rio-Santos será a primeira rodovia do Brasil com esse inovador método de cobrança eletrônica de tarifas”, diz Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias. De acordo com ele, com base na experiência acumulada nesse trecho, será possível expandir a tecnologia para as demais rodovias e concessionárias.

Antes de dar início à nova forma de cobrança, a empresa fará uma campanha educativa para mostrar aos usuários como o equipamento funciona e destacar seus benefícios.

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