Vídeo: Novo meio de transporte de mobilidade pessoal pode ser movido apenas com o peso do corpo

Venda do veículo individual será realizada no Japão, em quantidade limitada. Foto: Honda/Reprodução

Há 3h - Tempo de leitura: 2 minutos, 2 segundos

Sem a necessidade de mover os braços ou as pernas, o novo meio de transporte de mobilidade pessoal anunciado pela Honda oferece uma alternativa de locomoção com esforço mínimo. De acordo com a empresa, sentado, o piloto consegue se mover apenas equilibrando o peso do corpo.

A ideia do UNI-ONE, conforme divulgou a mpresa, é a de oferecer “um dispositivo de mobilidade para ser usado nos destinos, como um veículo para áreas fechadas, dentro de instalações ou mesmo de estabelecimentos”.

Em vídeo de divulgação, entretanto, o UNI também aparece em espaços abertos, utilizado em trajetos curtos. O veículo não ultrapassa os 6 km/h.

Entre os usos previstos, o equipamento de mobilidade pessoal poderá estar presente em passeios em parques temáticos, destinos turísticos, aeroportos, museus ou escritórios, por exemplo.

Leia também: Três modelos de bicicleta elétrica com computador de bordo lançados no Brasil

Assista ao vídeo do UNI-ONE em funcionamento

De acordo com a Honda, o projeto também prevê o equipamento sendo utilizado para dar suporte para indivíduos diversos, desde crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, entre outros.

“O UNI-ONE reduzirá a carga física que as pessoas sentem nas pernas e na região lombar ao caminhar, o que incentivará mais pessoas que antes evitavam sair a passeio devido à preocupação com a carga física”, explica a fabricante.

O UNI-ONE apareceu pela primeira vez na Exposição Internacional de Robôs de 2022 (iREX 2022). A venda do veículo começa no dia 24 de setembro deste ano, apenas para clientes corporativos no Japão. Os valores não foram divulgados pela empresa.

Além disso, as vendas do UNI-ONE para clientes corporativos no Japão acontecerão na forma de um “contrato de serviço” que inclui carroceria UNI-ONE, bateria substituível, manutenção e serviços de seguro.

Veículo de ‘pequena mobilidade pessoal

O UNI-ONE recebeu o certificado de “veículo de pequena mobilidade”. De acordo com a fabricante, para entrar na categoria, os veículos precisam ter comprimento máximo de 120cm, largura de 70cm e altura de 120cm.

A categorização permite que o equipamento possa circular legalmente em vias públicas no Japão, por exemplo.

Leia também: Volvo EX30: novo SUV 100% elétrico oferece segurança e inovação