A Yamaha confirmou sua participação no Japan Mobility Show 2025, que acontece em Tóquio (Japão) entre 29 de outubro e 9 de novembro. Sob o tema “Feel. Move.” (sinta e mova-se), a marca levará 16 modelos, sendo seis estreias mundiais, com foco em soluções de mobilidade sustentável que vão do hidrogênio aos híbridos, passando pelos elétricos.
Seguindo as tendências mundiais, o antigo Tokyo Motor Show transformou-se no Japan Mobility Show em 2023. O evento reforçou, assim, sua vocação para ser palco de novas tendências. Além da Yamaha, a feira terá a presença das grandes fabricantes japonesas de motocicletas, como Honda, Kawasaki e Suzuki. A Yamaha, porém, foi a primeira a revelar as novidades que irá mostrar no JMS 2025.
Como mais uma prova de que os japoneses trabalham em alternativas às motos totalmente elétricas, o grande destaque da Yamaha será o H2 Buddy Porter Concept. A primeira moto a hidrogênio da Yamaha, desenvolvida em parceria com a Toyota, o protótipo utiliza um tanque compacto de alta pressão certificado para uso em motocicletas e scooters. Uma curiosidade: a scooter também traz capota, como o conceito revelado recentemente pela BMW.
A autonomia anunciada é superior a 100 km, com conformidade às normas Euro 5, incluindo limites de emissões de NOx. A proposta é mostrar que o hidrogênio pode ser uma alternativa viável para a neutralidade de carbono também sobre duas rodas. A forte parceria Yamaha e Toyota para criar veículos movidos a hidrogênio já resultou, inclusive, em um motor V8 movido ao gás abundante na natureza.
A Yamaha também apresentará o PROTO HEV, híbrido paralelo que combina motores a combustão e elétrico. Com dois modos de condução – “Serene” e “Spirited” – promete até 35% mais eficiência em relação a modelos equivalentes.
Já o PROTO PHEV aposta na flexibilidade de alternar entre motor a combustão e propulsão elétrica, permitindo rodar em modo 100% elétrico ou híbrido, conforme a necessidade.
Embora já comercialize uma scooter híbrida em outros mercado e até mesmo no Brasil, os novos protótipos trazem tecnologias mais modernas e melhor desempenho. No caso da scooter Fluo 125 Hybrid, vendida em nosso mercado, trata-se de sistema híbrido leve que dá uma “forcinha” nas arrancadas e ultrapassagens.
Entre os elétricos, o PROTO BEV é uma superesportiva compacta e leve, pensada para pista, que combina aceleração linear com a tradicional estabilidade de condução da Yamaha.
O modelo busca mostrar que a esportividade também pode ser traduzida em um projeto 100% elétrico.
Embora o foco esteja na sustentabilidade, a Yamaha também levará conceitos que exploram novas relações entre piloto e máquina. O MOTOROiD:Λ é a evolução do projeto de moto autônoma, agora com aprendizado por reforço para “crescer” junto ao usuário.
Já o TRICERA é um triciclo elétrico aberto com direção nas três rodas e som artificial ajustável para ampliar a emoção na condução.
Com esse portfólio, a Yamaha sinaliza que não aposta em uma única solução tecnológica, mas em múltiplos caminhos para reduzir emissões e atender diferentes perfis de uso. Aliás, como fazem as outras marcas japonesas.
Do hidrogênio aos híbridos, passando pelos elétricos, a Yamaha reforça no Japan Mobility Show 2025 sua estratégia de transição energética e de diversificação no futuro das duas rodas.