Yamaha mostra moto com radar em Milão | Mobilidade Estadão | Acima de 600 cilindradas, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Yamaha mostra moto com radar inovador em Milão; veja como funciona

Por: Arthur Caldeira . 11/11/2022
Inovação

Yamaha mostra moto com radar inovador em Milão; veja como funciona

Nova Tracer 9 GT+ é primeiro modelo da marca japonesa com o dispositivo que funciona até com a moto inclinada e ajuda a manter distância segura para os veículos à frente

3 minutos, 33 segundos de leitura

11/11/2022

Por: Arthur Caldeira

yamaha-tracer-lançada-milão
Tracer 9 GT+ é primeira moto da Yamaha equipada com sistema de radar, para aumentar a segurança. Foto: Divulgação/EICMA

Embora muitos esperassem uma nova superesportiva no Salão de Motos de Milão, a Yamaha mostrou sua primeira moto com tecnologia semiautônoma. A nova Tracer 9 GT+ traz radar e controle adaptativo de velocidade, entre outros sistemas avançados de assistência ao condutor. A novidade da Yamaha em Milão faz parte da visão de segurança para o futuro e coloca a redução de acidentes como meta da empresa.

Sucessora da Tracer 900 vendida no Brasil, a Tracer 9 agora conta com uma versão mais segura e tecnológica. Chamada de GT+, a grande novidade do modelo é a adoção do sistema de radar, o primeiro a equipar uma moto da Yamaha.

Instalado na dianteira, radar possibilita adoção do controle de cruzeiro adaptativo (ACC)

Devido à instalação do radar na dianteira da Tracer 9 GT+, foi possível adotar sistemas avançados de assistência ao condutor. O principal deles é o controle adaptativo de velocidade, também conhecido pela sigla ACC, do inglês Adaptive Cruise Control.

Diferentemente de um piloto automático convencional, em que o condutor da moto define apenas a velocidade limite, o ACC ajusta a velocidade e a distância para os outros veículos de forma automática.

A moto utiliza os dados do radar de ondas milimétricas, como a distância para o veículo à sua frente, e reduz ou mantém a velocidade. Tudo para evitar uma colisão traseira. Neste caso, o condutor da Tracer 9 GT+ não tem de se preocupar em frear ou acelerar, pois o sistema eletrônico faz tudo isso quase sozinho.

Como funciona o ACC na Tracer 9 GT+

Quando o condutor aciona o sistema ACC, um indicador no painel de instrumentos TFT de 7 polegadas apresenta um ícone verde e quatro barras brancas que determinam a distância de segurança selecionada para o veículo à frente. O sistema, contudo, só funciona a partir de 30 km/h.

Caso o radar detecte que a moto está muito perto do veículo à frente, ou que a velocidade pode levar a um acidente, aparece um ícone no painel alertando o condutor sobre o perigo. O sistema indica que é preciso tomar alguma atitude, ou seja, frear a moto.

Entretanto, caso a força de frenagem não seja suficiente, a nova Yamaha Tracer 9 GT+ conta com o Brake Control. O sistema auxilia e distribui a força de frenagem entre as rodas, para reduzir a velocidade com segurança. O Brake Control funciona em conjunto com o radar.

Outro diferencial do sistema semiautônomo da Yamaha é que ele também está ligado às suspensões da moto. No caso da Tracer 9 GT+, equipada com suspensões eletrônicas, quando o ACC percebe que é preciso reduzir a velocidade, ele primeiro diminui a rotação do motor e depois aciona os freios. Nesse momento, e de forma a garantir estabilidade, as suspensões se ajustam eletronicamente para garantir uma frenagem segura.

Moto da Yamaha não é autônoma

Vale destacar que o sistema avançado de assistência ao condutor da Yamaha Tracer, apresentada em Milão, não funciona sozinho. No limite, o motociclista precisa sim acionar os freios. Contudo, o condutor se beneficia de um nível de assistência superior que aumenta sua segurança.

Yamaha_Tracer_Milão
Sistema ajusta as suspensões eletronicamente para distribuir a força de frenagem

Mas o ACC não se limita apenas na forma como a Tracer 9 GT+ se relaciona com outros veículos. Na realidade, o sistema conta com diversas funcionalidades interessantes. Uma delas é o assistente de ultrapassagem, que permite aumentar a velocidade automaticamente quando o ACC está ativo, para garantir que a moto conclua a ultrapassagem sem que o motociclista acelere.

Outro diferencial é que o sistema funciona mesmo com a moto inclinada. Ao contrário dos automóveis, que mantêm uma posição horizontal em curva, nas motos, que inclinam, existe a possibilidade de o radar não conseguir “ler” o que se passa à sua frente. Os chamados “pontos cegos” do sistema.

No caso da Yamaha Tracer 9 GT+ isso não é problema, pois o radar de ondas milimétricas analisa e encontra os veículos e outros obstáculos, mesmo em inclinação.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login