Segurança viária vira exercício lúdico para crianças de SP

Buscando sugestões para:


Publicidade

‘Na Pista Certa’: segurança viária vira exercício lúdico para crianças no Centro de SP

Por: Isabel Lima . Há 24h
Maio Amarelo

‘Na Pista Certa’: segurança viária vira exercício lúdico para crianças no Centro de SP

Programação faz parte do Maio Amarelo da CET; motociclistas terão acesso a revisões gratuitas e palestras durante o mês

3 minutos, 56 segundos de leitura

06/05/2025

Centenas de crianças serão atendidas pelo programa
Centenas de crianças serão atendidas pelo programa "Na Pista Certa" durante a primeira semana do Maio Amarelo. Foto: CET/Marcos Mattos

“Desacelere, seu bem maior é a vida”: é o tema do Maio Amarelo 2025. Em uma cidade como São Paulo, onde o trânsito caótico vitima centenas de pessoas por ano, a segurança viária é assunto recorrente. Apesar de pessoas adultas serem as responsáveis pelo grosso do trânsito, conscientizar as crianças sobre segurança viária é uma das apostas da Companhia de Engenharia de Trânsito de São Paulo (CET) e da Fundación Mapfre.

Leia também: Cresce uso da bicicleta como meio de transporte no Estado de São Paulo, mas segurança não acompanha

Nesta segunda-feira, 5 de maio, iniciou o programa “Na Pista Certa”, na Praça da República, no Centro de São Paulo. A região, cercada pela vulnerabilidade, recebe uma carreta e uma pista que imita as dinâmicas de trânsito de uma cidade durante a primeira semana de maio. Dessa forma, turmas de escolas públicas e privadas de toda a cidade se deslocam até o local para receber uma formação lúdica, com exercício que imita a vivência de uma cidade. 

Além do conhecimento, para a professora Simone Benigno, essa também é uma forma de mostrar para as crianças que elas têm direito à cidade. “É uma forma de mostrar para os passantes entenderem que aqui também tem criança”, explica Simone. Aliás, a turma multisseriada em que ela leciona, com alunas de quatro e cinco anos do EMEI Armando de Arruda Pereira, foi a primeira a assistir ao teatro e vivenciar a mini cidade inflável pilotando motocas. 

A escola, que fica na frente da praça, tem projetos como “Motoca na Praça” e a “A Praça é de todos nós”, promovendo a interação entre as crianças e a cidade. 

Segurança viária vira exercício lúdico

Quando uma turma chega à Praça da República, os monitores da Fundación Mapfre, responsável pelo projeto, a acomoda na carreta. Dentro do veículo, há um teatro com bonecos e uma maquete. Ao longo da apresentação, os monitores introduzem conceitos de mobilidade urbana e segurança viária. 

As crianças interagem e acabam revelando suas vivências na cidade. É inevitável ouvir as gargalhadas estridentes ao passar pelo local, o que atrai curiosos a assistirem à dinâmica também. 

A apresentação é coordenada pelo pedagogo Carlos Henrique Alves do Nascimento, há sete anos no projeto. “Com as mensagens passadas aqui, eles se conscientizam e levam para casa”, espera o coordenador. 

Por fim, as crianças vão até a cidade inflável instalada ao lado da carreta. Com pistas, semáforos, rotatórias e cruzamentos, elas passeiam cumprindo as regras e respeitando as placas. Para os menores, há motocas, e os maiores pode utilizar as bicicletas. Conforme Nascimento, essa atividade é voltada as crianças de quatro a 11 anos, com duração total de cerca de 1h. A programação vai até sexta-feira, 9.

Só em 2024, o programa “Na Pista Certa” atendeu mais de 20 mil crianças de 215 escolas. Baseado em uma versão oferecida para crianças na Espanha, país de origem da Fundación Mapfre, o programa é a principal aposta da instituição global voltada a segurança viária. Além disso, há uma formação anual voltada a professores, dentro do “Programa Educação Viária é Vital”. Aliás, neste ano, as inscrições já iniciaram. 

Ação com os motocas

Para promover oficinas como a “Na Pista Certa”, a fundação firma parcerias com entes públicos. No caso de São Paulo, a CET é a promotora do evento. Porém, ao longo do mês, a companhia agendou programação extensa voltada ao Maio Amarelo. Para o presidente da CET Milton Persoli, a principal aposta de conscientização está relacionada com o comportamento das pessoas no trânsito. 

“Nossa expectativa é que traga essa consciência, que a gente remete esse tema de que seu bem maior que é a vida”, afirma Persoli. Entre a vasta programação do Maio Amarelo, ele destaca a ação com motociclistas, programada para os dias 15 e 16 de maio. Conforme o presidente, o evento Pit Stop, em parceria com a Abraciclo e apoio da CPTran e Detran-SP, oferece revisão das motocicletas, troca de óleo e teste da segurança de capacetes gratuitamente. Também haverá palestras e dinâmicas entre o Samu e os pilotos. 

O Pit Stop ocorre no Centro Esportivo Tietê, na avenida Santos Dumont, 843, no bairro da Luz. 

Leia também: Segurança viária: quatro situações em que o uso do celular pode causar acidentes

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login