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Pneus reformados colocam em risco a segurança dos motociclistas, alertam fabricantes

Por: Arthur Caldeira . Há 1 min
Maio Amarelo

Pneus reformados colocam em risco a segurança dos motociclistas, alertam fabricantes

Proibida desde 2022, reforma de pneus de motos é risco inaceitável, afirma a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

1 minuto, 31 segundos de leitura

16/05/2025

Motos contam com apenas dois pontos de contato com o solo – por isso, qualquer falha nos pneus pode levar à instabilidade. Foto: Renato Durães/Infomoto

Proibido por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desde 2022, o uso de pneus reformados em motos ainda é prática comum no Brasil, alertam os fabricantes de pneumáticos. De acordo com a Anip, associação do setor, “a prática coloca em risco a segurança de motociclistas, que podem sofrer graves acidentes com o uso deste tipo de pneu”.

A proibição engloba a reforma dos pneus de motos tanto por recapagem, recauchutagem ou qualquer outro processo de reaproveitamento. Reprovados pelas autoridades desde o início dos anos 2000, a proibição aos pneus reformados ou remoldados foi reforçada em 2022. A Resolução 913, do Contran, de 28 de março de 2022, estendeu o prazo da proibição do uso de pneus reformados em veículos automotores de duas ou três rodas (motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos).

O uso de pneus reformados em motocicletas é infração grave, punida com multa de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na carteira. Ou seja, além de ser um risco à segurança, a prática é ilegal, e, também, pode causar penalidade aos condutores, reforça a entidade.

Segundo a Anip, até mesmo as oficinas que realizam o serviço podem ser responsabilizadas judicialmente em caso de acidentes

Por que pneu remold é proibido em moto?

De acordo com a entidade, os pneus reformados para motos podem apresentar deformações durante o uso. Com isso, reduzem a aderência, a estabilidade, o conforto e a eficácia da frenagem. Dessa forma, os pneus reformados comprometem a segurança dos motociclistas.

Com uma área de contato reduzida com o solo e submetidos a forças laterais em curvas e frenagens, os pneus de moto precisam ter sua estrutura íntegra. Qualquer falha, como o descolamento da banda de rodagem, pode causar perda imediata de aderência, resultando em acidente grave.

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