Buscando sugestões para:


Patrocinio Dunlop Patrocinio Dunlop
Meios de transporte

7 ações que podem melhorar o transporte público em SP

Quando todos colaboram, andar de trem, metrô e ônibus pode ser uma tarefa mais fácil

3 minutos, 17 segundos de leitura

16/06/2022

Por: Redação Mobilidade

Em geral, as dicas são para evitar transtornos aos demais usuários. Foto: Getty Images.

Você sabe quais ações pode tomar para melhorar o transporte público em SP? Quando todo mundo colabora, andar de trem, metrô e ônibus fica muito mais fácil.

Em geral, as dicas são para evitar transtornos aos demais usuários. Além disso, também trazemos ações que tornam a viagem mais prática e rápida.

Confira:

1- Planeje sua viagem

Em primeiro lugar, antes de sair de casa, planeje sua viagem. Olhe em um mapa, aplicativo de transporte ou na internet qual itinerário você deve percorrer.

Assim, você evita pegar um transporte lotado sem necessidade. Com isso, você também garante que não vai no sentido errado do ônibus, trem ou metrô.

2- Deixe a esquerda livre

Ao utilizar uma escada rolante no transporte público de São Paulo, deixe a esquerda livre. Embora não seja uma lei, a regra é quase uma obrigação na cidade em que todos estão com pressa.

Assim, quem deseja subir andando, vai conseguir passar pelo lado esquerdo. Já quem prefere esperar a escada rolante chegar ao topo, pode esperar com conforto à direita.

Além disso, tome cuidado para não obstruir o lado esquerdo da escada rolante com um objeto. Caso esteja transportando um volume que vá atrapalhar a passagem, opte por subir de elevador, por exemplo.

3- Não permaneça na região das portas

Seja no trem, no metrô ou no ônibus, não permaneça na região das portas se você não for desembarcar na próxima estação / ponto. Quando muita gente se acumula próximo à entrada e saída, dificulta o embarque e o desembarque.

Dessa forma, quando embarcar, opte por ficar no meio do transporte. Não só você terá mais conforto como vai evitar problemas com os demais usuários.

4- Cuidado com o desnível

Nem sempre o transporte público em SP conta com ônibus de piso baixo ou trem nivelado à plataforma. Por isso, ao embarcar e desembarcar, olhe bem onde pisa.

O vão entre o trem e a plataforma pode causar um acidente. Afinal, um passo em falso e a pessoa pode cair nos trilhos ou ficar com o pé preso.

Já no ônibus, quando o degrau é muito alto, há o risco de se machucar. Também é importante olhar se o veículo não está próximo a um buraco, obstáculo ou poça d’água na hora de desembarcar.

5- Use máscara

Em meio à pandemia de covid-19, o uso de máscara no transporte público de SP é obrigatório. Portanto, antes de sair de casa, lembre-se de pegar o acessório.

Os seguranças das estações de trem e metrô costumam impedir a entrada de usuários sem máscara. O mesmo ocorre nos ônibus.

Além de ser obrigatório, o uso de máscara garante a segurança de todos os usuários.

6- Evite incômodo aos demais usuários do transporte público

Evite incomodar os demais usuários no transporte público de SP. Em suma, evite comer, ouvir música sem fones de ouvido, falar alto ou ocupar mais de um assento.

Outras ações que você deve evitar são o transporte de objetos com tamanhos acima do permitido e animais sem caixa de transporte. Além de incomodar os demais usuários, é possível que você não consiga embarcar nestes casos.

7- Olhe por onde anda

Por fim, olhe por onde anda. Nunca use o celular ao andar pelas estações de trem e metrô ou terminais de ônibus de São Paulo.

O uso de celular nestes casos pode causar acidentes. Principalmente ao passar por uma faixa de pedestres ou andar por uma plataforma.

No caso das plataformas, sempre respeite a sinalização e evite cruzar a faixa amarela. Afinal, ela está lá para a segurança dos usuários.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login