A moto como instrumento de lazer
Não faltam oportunidades para usá-la para o melhor dos propósitos: a felicidade
2 minutos, 25 segundos de leitura
27/07/2022
A motocicleta existe há mais de um século, mas foi apenas nos últimos 50 anos que seu uso para lazer se consolidou, definitivamente. A atribuição de um valor complementar ao veículo foi moldada, ao longo dos anos, por meio de conteúdos de mídia, como filmes e documentários, que refletiam o comportamento das pessoas e, claro, influenciavam a construção de tendências.
As motocicletas já eram muito utilizadas no transporte, para chegar mais rápido e economizar, mas não tinham associação direta com a diversão. Isso passou a mudar em um momento em que o mundo se transformava, na década de 1970, com a contracultura e o movimento hippie. As motos se tornaram simpáticas e passaram a fazer parte do lazer das famílias.
A boa-nova de que a motocicleta também poderia ser usada para diversão se espalhou pelo mundo e chegou, rapidamente, ao Brasil, em que sol, calor, grandes espaços livres – e a vontade de sorrir – nunca faltaram. Diversos modelos icônicos fizeram e ainda fazem parte da vida dos brasileiros, como a CB 400, a primeira moto de alta cilindrada produzida localmente, ou ainda a lendária CB 750 Four, considerada a mãe de todas as superbikes.
O sucesso das trail
No começo dos anos 1980, os modelos trail, que são motocicletas de baixa ou média cilindrada para uso em vias pavimentadas ou não, também viraram febre, e não foram poucos os que, depois de rodar em uma estrada de terra algumas vezes, se viram definitivamente no universo do off-road. As largadas do Enduro da Independência ou do Enduro das Praias, modalidade de motociclismo realizada em pistas com diferentes tipos de terreno e obstáculo, eram eventos com um público diverso, que tinha um único e grande objetivo: ser feliz pilotando uma moto.
Essa maneira de interpretar a motocicleta permanece, aperfeiçoada e cada vez mais vibrante. Genuína válvula de escape para o stress e fuga da rotina. Hoje, além dos arraigados praticantes do off-road, cada vez mais pessoas exploram as oportunidades do uso da motocicleta no lazer. E essa tendência pode ser comprovada em números: nos últimos cinco anos, o segmento de alta cilindrada – modelos cuja utilização é mais voltada ao lazer – registrou um crescimento de 22% nos emplacamentos totais e, para a Honda, líder de mercado, a alta foi de 56%.
As marcas também passaram a investir em programas de relacionamento e experiências de pilotagem com foco no lazer dos clientes. Um exemplo disso é o programa RedRider, da Honda, que promove encontros, passeios bate e volta, track days para as esportivas, cursos de pilotagem com especialistas, expedições interestaduais e até internacionais.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão
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