Bajaj Pulsar N 150: o que vale ou decepciona na nova moto da marca indiana?

Moto mais barata da Bajaj, Pulsar N 150 tem preço de R$ 16.300. Fotos: Bajaj

Há 3h - Tempo de leitura: 4 minutos, 54 segundos

Apresentada no início de junho, a Bajaj Pulsar N 150 chega ao Brasil para ser o modelo de entrada da montadora indiana. Quarto modelo da Bajaj produzido em Manaus (AM), a Pulsar chega para disputar o segmento de motos de até 160 cilindradas, que corresponde a cerca de 80% das vendas no País. Como diferenciais para as concorrentes, a nova Bajaj de 160cc oferece farol e lanterna de LEDs e freio ABS, na roda dianteira.

Seu preço, de R$16,3 mil, com o frete já incluso, também é competitivo. Afinal, a nova Bajaj de 150cc mira os motociclistas profissionais e também os iniciantes que procuram uma moto urbana para o dia a dia. Público para o qual o preço é um fator preponderante.

O motor de um cilindro e quatro válvulas produz 14 cv de potência máxima, mais que os 12 cv da Yamaha Factor 150cc, modelo mais vendido da gigante japonesa e sua principal concorrente. Embora a moto da Bajaj seja mais pesada que a da Yamaha, a potência é suficiente para acompanhar a velocidade em vias rápidas da capital paulista durante a gincana fotográfica por pontos turísticos da cidade, quando tivemos a oportunidade de rodar com a Bajaj Pulsar N 150.

O câmbio de cinco marchas tem engates precisos e bom escalonamento para o uso urbano. Juntamente com o torque de 1,38 m.kgf a 6.000 giros permite uma tocada sem muitas trocas de marchas. 

Realizado à noite, o passeio destacou o funcionamento do farol de LED do modelo e dos punhos retroiluminados, um diferencial nesta categoria de moto. Há ainda dois filetes na carenagem frontal que funcionam como “DRL” e ajudam a compor o design do modelo.

Conforto

Farol e lanterna da Pulsar 150 usam LED, enquanto as setas têm lâmpadas convencionais

Rodamos cerca de uma hora e meia com a nova Bajaj Pulsar N 150 fazendo diversas paradas para cumprir “missões”, como buscar uma encomenda na Pinacoteca do Estado e fotografar as motos em frente ao Theatro Municipal. O objetivo foi simular o uso de um entregador. Ao menos durante o período, a posição de pilotagem e o banco não cansaram. 

A Pulsar N150 oferece uma posição de pilotagem menos esportiva do que os outros modelos da Bajaj vendidos por aqui até então. Seu banco largo e o guidão curvado proporcionam mais conforto para quem vai passar o dia em cima da moto ou só quer ir e voltar do trabalho.

O banco e a posição de pilotagem são bastante confortáveis

Vale destacar ainda o bom acerto das suspensões. Rígidas para garantir estabilidade, mas macias o suficiente para encarar as valetas e as tampas de bueiro desniveladas na região central da capital paulista. 

A maneabilidade da nova 150cc da Bajaj merece destaque. Tem bom ângulo de esterço para costurar entre os carros parados no semáforo e também segue bem a trajetória das curvas da Faixa Azul na Avenida 23 de Maio.

Rodamos por uma hora e meia pelas ruas e avenidas da capital paulista, simulando o uso de um entregador

Os freios transmitem segurança, por ter disco com sistema ABS na dianteira, uma segurança a mais. A crítica, porém, vai para a adoção do antiquado tambor na traseira. A Bajaj perdeu a chance de se diferenciar ainda mais das concorrentes – a moto mais vendida do Brasil, a Honda CG 160, só traz disco na traseira em sua versão topo de linha, a Titan, vendida por cerca de R$ 20 mil. 

Ainda assim, o modelo da Bajaj traz painel digital com conectividade e entrada USB inteligentemente instalada sobre o tanque, perto do guidão, não prejudicando a estética do modelo. 

500 motos/mês

A projeção da Bajaj é vender entre 500 e 600 unidades da Pulsar N150 por mês. “Estamos satisfeitos em entregar para os motociclistas que utilizam a moto para o trabalho, um modelo completo, com pacote de equipamentos superior aos concorrentes e com preço justo”, afirmou Waldyr Ferreira, diretor da marca no Brasil. 

Bajaj Pulsar N 150 tem três anos de garantia e três opções de cores

O modelo chega às lojas em três opções de cores – branca, preta e vermelha – com preço de R$ 16,3 mil, já incluso o frete. A garantia é de três anos. O valor é praticamente o mesmo da CG 160 Start, versão mais barata da moto da Honda, portanto competitivo para o segmento. Sua principal concorrente, a Yamaha Factor, também de 150cc, é vendida por R$ 18.290, em São Paulo (SP).

Veja também: Bajaj vai aumentar produção de motos no Brasil

Bajaj Pulsar N 150: vale a pena?

Ao menos nesse primeiro contato, a Pulsar N150 mostrou qualidades que agradaram. A começar pelo bom nível de acabamento, apesar da pintura sólida e dos piscas com lâmpadas convencionais.

Durante a pilotagem, me surpreendi com o conforto do assento e a boa posição de guiar. Destaco também o comportamento das suspensões, que absorveram bem as ruas mal cuidadas da região central da cidade de Sâo Paulo, ao mesmo tempo e que transmitiram confiança nas curvas.

Se a fabricante cumprir sua promessa de vender o modelo pelo preço anunciado será outra vantagem perante as concorrentes. A Bajaj irá oferecer financiamento com 40% de entrada e taxas de 1,68% ao mÊs, além de consórcio com parcelas a partir de R$ 159,40. Dessa forma, surge como uma boa opção para quem procura uma moto utilitária para o uso cotidiano.

Ficha técnica – Bajaj Pulsar N 150

Motor: 1 cilindro, 149,68 cm³

Câmbio: Cinco marchas

Transmissão final: por corrente

Potência: 14 cv a 8.500 rpm

Torque: 1,38 m.kgf a 6.000 rpm

Peso em ordem de marcha: 145 kg

Preço: R$ 16.300 (frete incluso)