Dia Mundial da Bicicleta: uso de bike cresce 14% no Brasil

Cerca de 7% dos brasileiros preferem as bicicletas como meio de transporte. Foto: Getty Images

02/06/2023 - Tempo de leitura: 3 minutos, 4 segundos

O Dia Mundial da Bicicleta, comemorado dia 3 de junho, foi instituído pelas Nações Unidas em 2018. A data é um lembrete e incentivo aos países em questão de mobilidade urbana e preservação ambiental. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as bicicletas são o modal preferido de 7% dos brasileiros.

Com base no mesmo levantamento do CET, a adoção do meio de transporte aumentou 14% nos dois primeiros meses de 2023, em comparação ao ano anterior. A pesquisa foi feita na cidade de São Paulo.

Em 2022, 3,77 milhões de unidades foram vendidas, segundo a Aliança Bike. Com a redução do preço médio ao consumidor dos modelos elétricos, caindo 3,9% em relação a 2021, as bicicletas à bateria tem crescido.

O Boletim Técnico sobre o Mercado de Bicicletas Elétricas 2023 projeta um crescimento de 27% no mercado. Esse aumento equivale a 57 mil unidades até o final de 2023.

Ao mesmo tempo em que o mercado cresce, aumenta também o número de roubos e furtos pelo estado de São Paulo. Em 2022, foram registrados 17.872 roubos e furtos. Foi um crescimento de 12% em comparação com o ano de 2021.

Segurança e infraestrutura

De acordo com o site Bicicletas Roubadas, foram 1681 furtos e 683 roubos apenas no estado de São Paulo neste ano. Em segundo lugar está o estado do Rio de Janeiro, com 640 furtos e 286 roubos. O site é alimentado pelas próprias vítimas, que reportam os crimes.

Uma infraestrutura específica para o uso das bicicletas é essencial para o incentivo dos ciclistas. As cidades têm investido pouco em ampliação de ciclovias e ciclofaixas. A falta dessa estrutura ocasiona, dentre muitas situações, acidentes de trânsito.

Ao longo dos dois primeiros meses de 2023, 52 mortes foram registradas no estado de São Paulo. Entre janeiro de 2015 e janeiro de 2023, 2.811 ciclistas perderam a vida.

De acordo com o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), 56,4% dos acidentes que aconteceram ao longo desses oito anos foram em ruas e avenidas e 33,93% em rodovias.

Especialista dá dicas de segurança

“As bicicletas exigem cuidados especiais quando se está fora de casa. Não importa a atenção que se tenha, muitas vezes é difícil evitar uma situação ruim”, alerta o CEO da Kakau, seguradora de veículos que oferece proteção por assinatura.

O executivo enumerou 5 cuidados importantes para evitar furtos e roubos:

  1. Tenha atenção à sua volta: dessa forma, você será capaz de reagir a qualquer atividade suspeita acontecendo ao seu redor que possa colocar a bike (e você) em perigo.
  2. Cuidado ao falar com pessoas estranhas: muitos criminosos ficam à espreita, só esperando. Avalie bem se vale a pena pausar o passeio para dar uma informação. Ao parar em um sinal de trânsito, não perca a atenção e continue olhando para todos os lados.
  3. Use fones de ouvido: é delicioso ligar para alguém ou ouvir música enquanto se anda de bike. Se você for fazer isso, não se esqueça de ter atenção ao trânsito e usar um fone de ouvido (de preferência sem fio, que chama menos atenção). É muito mais seguro!
  4. Não abandone suas coisas: você está com um grupo de amigos tomando sorvete, conversando e colocando a bike de lado. Para evitar que alguém a pegue, não a deixe sozinha.
  5. Faça um seguro: Zelar pela proteção de um bem é fundamental e a melhor decisão é contratar um seguro para a bike.

Para saber mais sobre o uso das bikes como modal de mobilidade urbana, acesse o canal Pedala