Shimano Fest 2025_Divulgacao-Shimano-Fest
Acontece no próximo domingo (17), às 8h, a largada para o 6º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu, com saída no Parque do Povo, zona sul da capital paulista, e a chegada no Memorial da América Latina, na zona oeste. O percurso tem aproximadamente 10 km e faz parte da programação do Shimano Fest 2025, maior festival de bike da América Latina, realizado entre os dias 14 e 17 de agosto.
Leia também: Mercado de bicicletas elétricas cresce 7,2% no Brasil em 2024
O passeio é gratuito, aberto a todos os públicos, e as inscrições devem ser feitas aqui. O uso de capacete é obrigatório e menores de 18 anos podem participar, desde que estejam acompanhados de um adulto responsável.
“O Pedal Shimano Fest & Santuu é mais do que um passeio: é um convite para a cidade viver a bicicleta de forma coletiva e alegre. Queremos mostrar que o ciclismo é acessível, divertido e capaz de transformar a relação das pessoas com os espaços urbanos”, diz Juliano Xavier, diretor da Shimano para América Latina.
Renata Falzoni, cicloativista e vereadora pelo PSB, propôs recentemente um projeto de lei para incluir o Shimano Fest no Calendário de Eventos da cidade de São Paulo.
Assim, o projeto de lei, de número 01-00647/2025, tem como objetivo alterar a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para oficializar o evento no calendário municipal.
A concentração será às 7h30 e a saída dos ciclistas está prevista para 8h. A pedalada terá início no Parque do Povo e seguirá por importantes vias da cidade, como as Avenidas Cidade Jardim, Brigadeiro Faria Lima, Rebouças, Henrique Schaumann, Paulo VI, Sumaré, Antártica, Praça Thomas Morus, Rua Pedro Machado, Av. Mário de Andrade, finalizando no Memorial da América Latina.
Toda a ação contará com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), além de carros de apoio e ambulância. Na chegada, no Memorial da América Latina, os participantes poderão participar das atividades do Shimano Fest 2025, como sorteios, test rides, presentações de bike trial, shows, entre outras.
De acordo com Rodrigo Del Claro, CEO do Clube Santuu, organizadora oficial do passeio, no ano passado 6 mil pessoas participaram do passeio. Para esse ano a previsão é de mais de 7 mil participantes.
Data: 16 e 17 de agosto – aberto ao público
Entrada: gratuita, com sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível
Horários: sábado (16), das 9h às 20h; domingo (17), das 9h às 17h
Local: Memorial da América Latina – Barra Funda (SP)
Atrações: test rides, Arena Kids, Auditório Diversidade, Memorial do MTB, apresentações de bike trial, shows, praça de alimentação e muito mais.
Acesso: estação Palmeiras-Barra Funda (Metrô/CPTM); bicicletário gratuito (sujeito à lotação) e estacionamento terceirizado no local, sem vínculo com o evento.
Leia também: Pedale sua bike e ganhe créditos no Bilhete Único; saiba como