Fortaleza ganha bicicletário público em formato inovador, saiba onde e qual é a capacidade | Mobilidade Estadão | Pedala

Buscando sugestões para:


Fortaleza ganha bicicletário público em formato inovador, saiba onde e qual é a capacidade

Por: Fellipe Gualberto . 09/09/2024

Publicidade

Mobilidade para quê?

Fortaleza ganha bicicletário público em formato inovador, saiba onde e qual é a capacidade

Ponto de instalação é estratégico para que ciclistas da capital cearense se conectem com outro modal

1 minuto, 34 segundos de leitura

09/09/2024

Por: Fellipe Gualberto

A estrutura modular de metal garante a replicação do projeto com facilidade em outros locais. Foto: Divulgação/99

A cidade de Fortaleza, no Ceará, ganhou um novo bicicletário no Terminal de Ônibus da Parangaba. O espaço, inaugurado pela empresa 99 em 30 de agosto, substituiu o antigo ponto de parada de bikes que existia no terminal. A nova estrutura pode comportar até 100 bicicletas e tem como objetivo incentivar a integração de diferentes modais, como a bicicleta e os ônibus.

O novo bicicletário permite que os ciclistas armazenem suas bicicletas em 96 ganchos verticais e em quatro paraciclos horizontais. Os ganchos verticais, usados no espaço de 108.41 m², otimizam o espaço e aumentam o número de vagas. De acordo com a 99, o formato está em teste e, se bem aceito pela população, pode ser replicado em outros pontos de Fortaleza.

Saiba mais: Nubank e 99 anunciam novo método de pagamento para as corridas

Ferramentas de segurança no novo bicicletário de Fortaleza

Para acessar o novo bicicletário, é necessário usar o Bilhete Único nas catracas do local. Ao mesmo tempo, o espaço também conta com monitoramento 24 horas por câmeras que pertencem ao município, usadas para a segurança das bicicletas armazenadas no ambiente.

“Ao modernizar o serviço [bicicletário], mantemos o compromisso da cidade em promover os meios de transporte ativo e gerar um aumento de segurança, conforto e facilidade na operação. Esperamos que mais pessoas passem a aderir à bicicleta como meio de transporte na primeira ou última milha”, afirma Isabela Ribeiro de Castro, coordenadora de mobilidade urbana da Prefeitura de Fortaleza, sobre a parceria da cidade com a 99.

Por fim, a 99 planeja ainda outras iniciativas com foco em mobilidade urbana na cidade, como campanhas e treinamentos de segurança viária e transporte de pessoas para a rede pública de saúde. Cursos gratuitos de capacitação para motoristas também devem ocorrer até o final do ano.

  

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login