BMW GS de 450 cc quer ser nova trail ‘acessível’; conheça


Há 8 dias - Tempo de leitura: 2 minutos, 59 segundos

Com a F 450 GS Concept, um conceito quase pronto para produção, a BMW dá pistas de como será sua nova linha de motos posicionada entre a G 310 e a F 800/900. Assim a marca alemã descreve o conceito apresentado no Salão de Milão e que está dando o que falar. Com linhas que lembram sua irmã de maior, a GS de 450cc usa um inédito motor de dois cilindros paralelos e 48 cv de potência. De acordo com a marca alemã, não só o modelo mas toda uma linha de motos de 450 cc deverá fazer sua estreia em 2025.

“Conseguimos projetar o conceito com o apelo esportivo do nosso grande ícone off-road em uma forma particularmente compacta.”, disse o chefe de design da BMW Motorrad, Alexander Buckan. Além das carenagens, até o farol em “X” da F 450 GS lembra o da R 1300 GS.

O motor bicilíndrico em linha nasceu do zero. O motor fornece 48 cv de potência e torque mesmo em baixas rotações, garantiu a BMW. A BMW, contudo, não divulgou o valor do torque máximo, nem tampouco as rotações em que são alcançados os números.

Embora não tenha dado muitos detalhes sobre o novo bicilíndrico, a BMW afirmou que suas dimensões compactas, a boa relação capacidade-potência e o baixo peso são o resultado de soluções inovadoras e do uso de materiais leves, como magnésio.

Como será a nova BMW de 450cc

Visualmente, é inegável a semelhança com a R 1300 GS. Até mesmo em função do esquema de cores – azul, branco e vermelho – escolhido, pois lembra muito a versão Trophy da R 1300 GS. O pequeno para-brisa que cobre o painel digital, com tela TFT de 6,5 polegadas também faz a nova F 450 GS lembrar sua irmã maior.

Apesar de a BMW afirmar que se trata de um conceito quase pronto para produção, a F 450 GS não traz piscas, lanterna e nem espelhos retrovisores. Ne entanto, há protetores de mão, pedaleiras largas e pneus com cravo que mostram sua vocação off-road.

Galeria de fotos: BMW F 450 GS Concept

Farol de LED em “X”
Rodas 19, dianteira, e 17, traseira
Pneus sem câmara
Novo motor tem 48 cv

“O que foi particularmente importante para nós no desenvolvimento do novo BMW Concept F 450 GS foi oferecer a melhor maneabilidade do segmento e combiná-lo com forte desempenho e acessibilidade. O prazer de pilotar na estrada e fora da estrada é uma prioridade máxima para esta BMW GS”, afirmou Sepp Mächler, gerente de produto.

Na parte ciclística a BMW F 450 GS também define novos padrões no segmento de motos médias. A GS de 450 cc tem garfo invertido totalmente ajustável, na dianteira, e um amortecedor que usa a tecnologia dos ralis. As rodas raiadas são aro 19, na frente, e 17, atrás. Por meio do uso de soluções de última geração e materiais leves, a BMW conseguiu produzir um conceito que pesa somente 175 kg.

Quando questionado sobre o que esperar da versão de produção, o gerente de projeto de veículo da F 450 GS, diz que poderá hacver rodas de liga-leve como opcional. “Seguindo o foco off-road esportivo da F 450 GS, faremos uma moto o mais próximo possível desse conceito. Ajustaremos apenas a altura do assento para melhor acessibilidade e manuseio mais fácil” finalizou o engenheiro.