Por ser o modelo mais vendido da BMW em todo o mundo e também no Brasil, a nova R 1300 GS Adventure foi escolhida pela marca como uma espécie de vitrine do que há de mais moderno em termos de tecnologia quando o assunto é motocicletas.
Montada na planta da BMW em Manaus (AM), a moto aventureira traz desde radares com sistemas, como aviso de colisão traseira e frontal, só encontrados em carros de luxo, e também faz a estreia do novo câmbio automatizado para motocicletas da marca alemã.
“A BMW R 1300 GS Adventure une tecnologia de ponta e design revolucionário. Para nós é motivo de orgulho produzir esse modelo no Brasil, pois é referência global entre as motocicletas de aventura”, afirmou Matheus Pereira, CEO da BMW Motorrad Brasil, durante evento de lançamento do modelo na planta da marca na capital amazonense.
Com preços que partem de R$ 136.500, a GS Adventure é uma moto feita para quem quer rodar longas distâncias por qualquer terreno. Equipada com motor de dois cilindros opostos e 145 cv, o boxer mais potente já produzido pela BMW, o modelo é uma versão mais aventureira da R 1300 GS. Diferencia-se pelo tanque com capacidade para 30 litros de gasolina, suspensões de curso mais longo e quadro mais resistente para transportar garupa e bagagem em uma viagem.
Visualmente, a versão Adventure se diferencia por seu porte avantajado, pois o tanque de 30 litros faz a moto parecer um “rinoceronte”. Não por acaso, animal escolhido como símbolo do modelo da BMW. Afinal, a R 1300 GS Adventure tem 2,28 metros de comprimento, 1,1 metro de largura e pesa 269 kg pronta para rodar.
Mas, graças à eletrônica, a GS Adventure é um rinoceronte domável. Mesmo com o assento alto, conta com ajuste automático de altura que ajuda a domar a aventureira até mesmo para quem mede 1,71 metro, como eu. O sistema reduz a altura do assento quando a moto está parada para facilitar as manobras.
Já em movimento, o motor boxer também esbanja torque e potência para rodar em rodovias ou estradas de terra, como as que percorremos ao sul de Manaus. Suas suspensões com mais de 200 mm de curso, ignoram pedras, valetas e buracos como deve fazer uma moto aventureira.
Há sete modos de pilotagem que ajustam as suspensões, o controle de tração, a resposta do acelerador e os freios ABS de acordo com o terreno – há até um modo Enduro Pro para rodar com mais segurança e controle na terra.
Vale destacar a boa ciclística da nova GS Adventure. Mesmo com esse tamanho todo, encarou estradas esburacadas e até uma travessia de rio pela floresta amazônica.
A missão torna-se ainda mais fácil com o novo câmbio automatizado. Batizado de Automated Shift Assistant, o sistema não tem alavanca de embreagem que é acionada por meio de atuadores eletro eletrônicos. As trocas no câmbio de seis marchas podem ser feitas de forma automática ou “manual”, pelo pedal.
Seu funcionamento é praticamente perfeito – apenas senti algum tranco em uma pilotagem mais esportiva em estradas de asfalto. Mas, sem dúvida, é mais um auxílio eletrônico que torna a aventureira alemã acessível a mais consumidores.
Depois de rodar mais de 200 km pelas estradas amazônicas em uma variedade de terrenos, a nova R 1300 GS Adventure mostra porque é a preferida dos fãs de BMW. Confortável, potente e versátil, a moto aventureira se aproveita de tecnologias modernas que tornam a pilotagem mais simples e segura. Além de transmitir a sensação de que, desde que haja gasolina no enorme tanque, pode-se ir aonde o motociclista desejar com o modelo.
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A bigtrail da BMW já está nas lojas em quatro opções de cores e seis versões, duas delas com o câmbio automatizado. Os preços partem de R$ 136.500, para a versão de “entrada”, e chegam até R$ 154.500, para a mais equipada e completa. Todas trazem toda a tecnologia das motos BMW, mas se diferenciam pelas cores e acabamentos, além do inovador câmbio.
BMW R 1300 GS Adventure
Motor: 2 cilindros opostos, 1.300 cm³
Câmbio: Seis marchas
Transmissão final: por eixo-cardã
Potência: 145 cv a 7.750 rpm
Torque: 15,2 m.kgf a 6.500 rpm
Peso em ordem de marcha: 269 kg
Preço: a partir de R$ 136.500
* O jornalista viajou à Manaus a convite da BMW