BMW R 1300 GS: conheça os equipamentos, acessórios e preços de cada versão

Além das quatro versões acima, nova geração da bigtrail terá uma versão na cor branca com rodas raiadas no Brasil. Fotos: Divulgação/BMW

04/03/2024 - Tempo de leitura: 5 minutos, 54 segundos

Depois do vazamento dos preços da nova R 1300 GS, a BMW Motos do Brasil divulgou um comunicado revelando os equipamentos de de cada versão. A fabricante alemã também iniciará a pré-venda da nova geração da bigtrail a partir das 12h de hoje (4/03), via Mercado Livre, com lote limitado a 500 unidades.

Para adquirir a nova R 1300 GS em pré-venda, o consumidor tem de acessar a plataforma do Mercado Livre. Ao fazer a “Reserva”, o usuário terá de realizar um cadastro e também fazer o pagamento de R$ 10 mil, via PIX ou boleto. Será possível ainda indicar a concessionária para a retirada da motocicleta e reservar um conjunto de malas pelo valor adicional de apenas R$ 1 mil. Após a reserva, o cliente será contatado pelo concessionário indicado e informado sobre a previsão de entrega.

Já avaliamos a nova BMW R 1300 GS; leia o teste aqui.

“A nova BMW R 1300 GS é a sucessora de um ícone. O lançamento segue agendado para o segundo trimestre deste ano, mas entendemos os anseios dos nossos clientes em relação ao novo modelo. Nossos fãs poderão garantir a sucessora da big trail mais vendida do Brasil em primeira mão”, afirma Julian Mallea, CEO da BMW Motorrad Brasil.

Itens de série na nova R 1300 GS

Sucessora da R 1250 GS, a nova R 1300 GS desembarca no País em cinco versões. Embora compartilhem o mesmo motor e quadro, as versões têm cores, equipamentos e acessórios diferentes. Os preços partem de R$ 99.900, para a versão de entrada, e chegam até R$ 126.900, para a mais equipada e completa. Confira o que traz cada versão da nova GS 1300.

Entre os itens de série, o “quinteto” de variações da R 1300 GS traz em comum diversos itens de conforto, como aquecedor de manoplas, compartimento com entrada USB, protetores de mãos com piscas em LED integrados, além de chave presencial e cavalete central. O polêmico farol Matrix com luzes de rodagem diurna (DRL) também são equipamentos de série em todas as versões.

Já na parte eletrônica, todas têm ABS Pro Integral, controle de tração dinâmico (DTC), assistentede partida em subidas, cruise control (piloto automático), controle dinâmico de frenagem (DBC) e controle dinâmico do freio motor (MSR). O painel TFT com conectividade para smartphones tem ainda monitoramento de pressão dos pneus.

7 modos de pilotagem e suspensão eletrônica

Apesar de ser opcional no exterior, as versões brasileiras terão todas sete modos de pilotagem. O objetivo é permitir ajustar a moto conforme as preferências individuais e as condições do piso. Por exemplo, os modos de pilotagem “Rain” e “Road” permitem adaptar-se à maioria das condições da estrada, enquanto o modo “Eco” permite atingir autonomia máxima com um único tanque de combustível. Já o modo adicional “Enduro” possibilita uma experiência melhorada com uma configuração específica para utilização off-road. Os modos de pilotagem Pro, que permitem maior personalização dos controles, também estarão presentes (Enduro PRO, Dynamic e Dynamic PRO).

A boa notícia é que o quickshifter, que a BMW chama de assistente de troca de marchas, virá de série também em todas as versões. O quickshifter permite subir ou reduzir as marchas sem a necessidade de acionar a embreagem, um conforto a mais para quem viaja. Assim como o quickshifter, o Ajuste Dinâmico da Suspensão (DSA) irá equipar todas as R 1300 GS vendidas no Brasil.

R 1300 GS de entrada

Vendida no exterior com o nome de “Pure” (pura), a versão de entrada chega às lojas apenas na cor branca com preço sugerido de R$ 99.900.

Versão de entrada da GS 1300 sai por R$ 99.900

A versão de entrada terá apenas a opção de rodas de liga-leve, mais adequadas para o uso no asfalto. Entretanto, o modelo usa pneus sem câmara, como as versões mais sofisticadas.

Versão Plus já tem rodas raiadas

Também disponível apenas na cor branca (Light White), o principal diferencial da versão Plus são as rodas douradas com raios externos. O preço, contudo, já sobe para R$ 118.900.

Versão Plus tem rodas raiadas e preço de R$ 118.900

Além das rodas mais adequadas ao fora de estrada, a versão Plus traz ainda coletor de escapamento cromado, preparação para sistema de navegação e sistema central de trava.

R 1300 GS Trophy

Com pintura Racing Blue Metallic que, na verdade, tem grafismos em branco e vermelho também, a versão Trophy é mais voltada para o off-road. Ainda assim, tem banco conforto alto e suportes para malas laterais e top-case como itens de série.

Trophy traz pintura diferenciada e sistema de radares

Com preço sugerido de R$ 118.900, a Trophy vem equipada com o inédito sistema de radares. Com um radar frontal e outro traseiro, integra o Advanced Rider Assistance System (ARAS), ou simplesmente, sistema avançado de assistência ao piloto.

O ARAS da nova BMW R 1300 GS integra Active Cruise Control (ACC), Front Collision Warning (FCW) e Lane Change Warning (SWW). O Active Cruise Control (ACC), com controle de distância integrado, pode ser usado para definir a velocidade desejada, bem como a distância até o veículo da frente. O Alerta de Colisão Frontal (FCW), com intervenção dos freios, foi criado para prevenir colisões e ajudar a reduzir a gravidade dos acidentes. Já o Alerta de Mudança de Faixa (SWW) monitora as faixas à esquerda e à direita e pode ajudar a garantir uma mudança de faixa segura, ao mesmo tempo em que auxilia na utilização dos espelhos retrovisores.

Triple Black tem banco baixo

Como o próprio nome dá pistas, a versão Triple Black traz a predominância da cor preta. Com preço sugerido também de R$ 118.900, a GS 1300 Triple Black vem equipada com um banco conforto baixo, suportes para malas laterais e farol pro. O diferencial fica por conta do para-brisa eletrônico ajustável.

Triple Black não terá ponteira dupla na versão brasileira

O sistema de radares também fazem parte do pacote, porém o modelo não terá suporte para top case. Diferentemente da Triple Black, vendida na Europa, a versão brasileira não terá ponteira de escapamento dupla da Akrapovic.

Option 719 é R 1300 GS mais luxuosa e cara

Assim como acontece em outros mercados, a versão mais equipada e luxuosa da nova BMW R 1300 GS recebe o nome de Option 719 Tramuntana. Disponível somente na cor Aurelius Green Metallic, um elegante verde metálico, é também a versão mais cara: R$ 126.900.

Option 719 é GS 1300 mais cara: R$ 126.900

Além dos equipamentos e da eletrônica das outras versões, a Tramuntana reúne suportes para top case e malas laterais, faróis auxiliares, farol pro, para-brisa eletrônico ajustável e detalhes com acabamento Option 719.